COMUNICAÇÃO

Defensoria inaugura regional em Paulo Afonso e avança em processo de expansão no interior

31/10/2019 19:28 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944 - Foto: Humberto Filho
O DPG Rafson Ximenes (à esq.), ao lado da coordenadora da 10ª Regional Bruna de Carvalho (centro) e do prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus

DPE/BA já conta com 12 regionais em atividade, seis delas abertas no segundo semestre de 2019

O processo de interiorização da DPE/BA deu mais uma passo nesta quinta, 31, com a inauguração da 10ª Regional, com sede em Paulo Afonso. Antes ligada à 1ª Regional, de Feira de Santana, agora a nova 10ª Regional ficará responsável pelas comarcas de Paripiranga, Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha, além dos municípios de Santa Brígida e Glória, atendidos pela Defensoria em Paulo Afonso.

No seu discurso na inauguração, o defensor público geral Rafson Saraiva Ximenes desejou sorte à coordenadora da 10ª Regional, a defensora Bruna de Carvalho Chaves Peixoto, e lembrou dos novos desafios que ela e os demais defensores da região precisarão enfrentar em busca de um melhor serviço aos assistidos da DPE/BA. “Sei que será difícil, mas teremos força para vencer, lembrando de quem está sentado na nossa mesa, precisando de atendimento. Conquistaremos isso com apoio da população e das autoridades que aqui se fazem presentes”, afirmou Rafson.

O defensor público geral ainda lembrou do rápido processo de avanço da Defensoria pelo interior do estado que vêm ocorrendo desde 2015, quando a DPE/BA chegou a ficar com atuação em apenas 22 comarcas.

“Agora, temos 38 sedes com defensor titular e mais sete cidades com substituição acumulativa. Ainda há a perspectiva de inaugurarmos mais quatro sedes com defensores titulares nos próximos meses. Além disso, a estrutura da DPE/BA tem hoje 40% dos cargos de administração no interior. Em 2015, eram apenas 15%. Isso significa que o interior será ouvido na hora de tomarmos as decisões políticas da instituição”, completou Rafson.

Nova coordenadora

Em sua primeira fala como coordenadora da 10ª Regional, a defensora Bruna de Carvalho agradeceu a confiança nela depositada para fazer parte deste projeto de expansão e fortalecimento da Defensoria, o qual reforça a razão da existência da DPE/BA como agente de transformação social no estado.

“Com a cobertura cada vez maior na Bahia, alcançando um número crescente de assistidos, a Defensoria deve fazer ecoar os anseios daqueles que ela representa, dando voz, tanto judicial como extrajudicialmente: às mulheres, às crianças, à população negra, aos indígenas, à população LGBT, àqueles que moram em situação irregular. São tantos os seguimentos que são invisibilizados, que a expansão da Defensoria se torna fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que se respeitem os direitos fundamentais”, concluiu Bruna, que encarou como um presente estrear como coordenadora justamente no dia do seu aniversário.

Até então responsável pela coordenação da sede em Paulo Afonso, a coordenadora da 1ª Regional da DPE/BA em Feira de Santana, Liliane Amaral, felicitou Bruna por assumir o posto de coordenadora da 10ª Regional, e se disse feliz por ver a Defensoria em um processo de franca expansão pelo estado.

“Minha felicidade é ver que a Defensoria não é mais aquela de 20 anos atrás, quando iniciei minhas atividades. Ela mudou e para melhor. Não só está crescendo, mas se interiorizando, garantindo que os assistidos do interior tenham a mesma atenção que os assistidos da capital”, afirmou Liliane.

Novas regionais em 2019

Nos últimos meses, outras novas regionais da Defensoria foram inauguradas na Bahia, nas cidades de Barreiras, Alagoinhas, CamaçariIrecê e Jequié. Com a inauguração em Paulo Afonso, agora resta apenas a abertura da regional de Porto Seguro para a Defensoria completar a expansão de seis para 13 regionais, como prevê a Lei Orgânica da DPE/BA, a qual estabelece o novo limite após ultrapassar o número de 350 defensores em atividade.

Presenças

A inauguração da 10ª regional em Paulo Afonso ainda contou com a diretora de atividades sócio esportivas e culturais da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep), Melissa Teixeira; o titular do grupo operativo da Ouvidoria da DPE/BA em Paulo Afonso, Ailton Santos e Silva; o prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus; o juiz diretor do Fórum Adauto Pereira de Souza, Reginaldo Coelho Cavalcante; e o presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Pedro Macário.

Entre as demais autoridades presentes estavam também o coordenador regional do Ministério Público da Bahia em Paulo Afonso, Igor Clovis Silva Miranda; o gerente regional da Chesf, Mário Jorge Cardoso de Oliveira; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia – Subseção Paulo Afonso, Maria do Socorro Leite Rolim; a coordenadora da 18ª Coorpin – Coordenadoria Regional da Polícia do Interior – delegada Mirela Santana Matos Ventura; o comandante do 20º Batalhão da PM em Paulo Afonso, tenente coronel André Luis Cunha Campos; o comandante do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente coronel Waldemir Matias dos Santos; o prefeito de Glória, David Cavalcante; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil da região.