COMUNICAÇÃO

Alagoinhas – Defensoria inaugura sua 13ª Regional e segue projeto de expansão no interior

04/10/2019 8:15 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944. Fotos: Humberto Filho.

Unidade será responsável também pelo município de Esplanada

Uma data histórica para Alagoinhas, cidade com mais de 150 mil habitantes localizada do território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Se em 2015 o município amargava não ter nenhum defensor público em atividade, pouco mais de quatro anos depois a população alagoinhense pode comemorar o marco de ganhar uma das Regionais da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

A inauguração da 13ª Regional, em Alagoinhas, na quinta-feira, 3, é mais uma ação do avanço e prestígio que a Defensoria tem dado para o interior do estado, no processo de expansão da entidade. Só neste semestre foram inauguradas Regionais em Jequié e Camaçari, além da Regional em Irecê, marcada para o próximo dia 10.

“Com essa divisão, a Defensoria consegue administrar melhor tanto os recursos financeiros quanto os próprios recursos materiais. Assim, você otimiza essa distribuição na ponta, para quem nós prestamos nosso serviço”, explicou o coordenador de Regionais da DPE/BA, o defensor público Walter Fonseca, presente ao evento.

Agora, a 13ª Regional de Alagoinhas também ficará responsável pelo município de Esplanada. Anteriormente, estas duas cidades faziam parte da 1ª Regional, sediada em Feira de Santana.

“Esse desmembramento vai melhorar o atendimento à população não só aqui nesta região de Alagoinhas, como também auxilia a administração da 1ª Regional, que diminui o número de unidades defensorais sob sua responsabilidade, proporcionando uma melhor forma de organizar a administração nesses locais”, completou Walter Fonseca.

Discursos

Na cerimônia de abertura da 13ª Regional, o início das falas ficou a cargo da coordenadora da 1ª Regional, Liliane Amaral, que se despediu oficialmente da responsabilidade de coordenar também os trabalhos em Alagoinhas.

“Minha colaboração com vocês termina aqui. Foi uma cidade com colegas sempre autossuficientes, pouco recebemos de trabalho. A dedicação de vocês resultou que o desempenho de Alagoinhas sempre fosse exemplar”, elogiou Liliane Amaral.

Já o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Saraiva Ximenes, destacou em sua fala que a criação da Regional em Alagoinhas é mais um exemplo do prestígio que o interior do estado tem recebido das últimas gestões da Defensoria.

“Vocês que vivem no interior sabem que existe uma tendência das pessoas acharem que tudo na capital é mais importante. Desde 2015, isso mudou na Defensoria. E começou uma grande transformação, que hoje permite que se um defensor quiser fazer toda sua carreira em Alagoinhas, ele não será prejudicado no momento de ser promovido”, declarou Rafson Ximenes, ainda destacando que a partir das criações das novas regionais, 40% dos cargos administrativos da DPE/BA estarão no interior. Até 2015, segundo ele, este número era de apenas 16%.

A coordenação da 13ª Regional ficará a cargo da defensora Camile Morais, que classificou a inauguração em Alagoinhas como “a realização de sonho” para o público ‘hiper necessitado’ que utiliza os serviços da Defensoria.

“Este é um sonho gestado por muitos de nós. A partir de agora, que cada defensor público seja um fio inquebrantável na costura de um manto protetor para a população. E que esse manto possa tirar a desesperança de todo e qualquer coração baiano, onde ele estiver. Espero contribuir da melhor forma para Alagoinhas, Esplanada e outras cidades que vieram para nossa Regional”, disse Camile Morais.

Ainda discursaram durante a cerimônia de inauguração da 13ª Regional a presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA), Elaina Rosas; a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis; o juiz Murilo de Castro Oliveira; o secretário de Governo da Prefeitura de Alagoinhas, Gustavo Carmo; além do vereador Thor de Ninha, representando a Câmara Municipal.

Também estiveram presentes a coordenadora da Especializada da Curadoria Especial da DPE/BA, Mônica Aragão; os defensores Danilo Rodrigues, Juliane Andrade e Kamile Costa Alves, com atuação em Alagoinhas; a defensora Jamara Saldanha, que atua em Jacobina; além de diversas autoridades municipais e da região.