COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2024 – Campanha da Defensoria pelo respeito tá nas ruas e na boca do povo

02/02/2024 8:50 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Além campanha publicitária, a DPE/BA vai atuar em regime de plantão para atender demandas ocorridas dentro e fora do circuito

Os blocos de carnaval já estão nas ruas e o clamor da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) para que todas as pessoas possam curtir a folia com respeito também. A campanha institucional por uma festa democrática é a grande aposta da instituição para o ano 2024. E também é desejo dos foliões, das folionas e até mesmo de quem prefere não participar da festa.

O músico Elias Lobo, 49, acredita que ações, como as implementadas pela DPE/BA, são importantes para conscientização das pessoas que vão às ruas com finalidades preconceituosas. Para ele, as pessoas negras, mulheres e LGBT são os segmentos mais suscetíveis à discriminação durante os festejos de carnaval. “Há muita discriminação por gênero e raça, por isso, é muito importante conscientizar as pessoas para parar com isso de uma vez”, defende.

Elias Lobo é músico

O carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta, segundo Guinness World Records, publicação que reúne os recordes internacionais. Em 2023, cerca de 2,7 milhões de pessoas visitaram o estado durante a folia e, destas, mais de um milhão adotou como destino a cidade de Salvador. Essa alta concentração de turistas é um dos motivos apontados pela técnica de enfermagem Cristiane Alves, 47, para a importância da campanha da DPE/BA.

“Temos muitas pessoas de fora na cidade nesta época do ano, pessoas que podem ser preconceituosas com o povo daqui”, aponta. Cristiane não vai às ruas curtir o carnaval, mas também identifica as pessoas LGBT como as pessoas mais susceptíveis ao preconceito durante a folia. “Infelizmente, nossa sociedade ainda é muito preconceituosa e não aceita a diferença. Mas temos de ter respeito por todos o ano inteiro”, reforça.

Quem também prefere se manter distante do circuito da folia é a estudante Priscila Lopes, 21. Moradora da Nova Sussuarana , ela diz ter deixado de ir para festa por meio da violência e do machismo. “Uma mulher não pode usar uma roupa curta que os homens sentem à vontade para abusar ou xingar”, conta. O mesmo temor é compartilhado por Alice Ferreira, 18, que mesmo curtindo todos os dias da festa, deixa de usar algumas fantasias com medo do assédio.

Atuação carnaval 2024

Para que todos os segmentos sintam-se à vontade para curtir e trabalhar na festa, a DPE/BA colocou nas ruas, no último dia 23 de janeiro, a campanha institucional para o ano de 2024. O combo de conscientização conta com o hit “Carnaval é de Todos(as)”, peças gráficas veiculadas nas redes sociais, além de outdoors, busdoors, vídeos para a TV, spots para rádio, ventarolas e panfletos.

A composição de Anderson Cunha exalta a diversidade, o som e a alegria baiana. Com a música, DPE/BA destaca que a folia é de todos(as), não cabe preconceito e trabalhador(a), folião e foliona devem brincar o verdadeiro carnaval com alegria e respeito. O hit do carnaval é interpretado por A Dama, Afrocidade, Jau, Jussara Silveira, Nara Gil, Sarajane e Tonho Matéria. Os(as) artistas emprestaram imagem e voz à campanha sem cobrança de cachê.

Além da campanha publicitária, a DPE/BA vai atuar em regime de plantão para atender demandas ocorridas dentro e fora do circuito. Entre os dias 08 e 14 de fevereiro serão sete locais diferentes para recepcionar casos de urgência relacionados à saúde, violação dos direitos humanos, violência doméstica, prisão e audiências de custódia. Haverá ainda atenção especial para outros grupos vulneráveis, como catadores(as) de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, negros(as), pessoas LGBT+, pessoas com deficiência, entre outros.