Fotos: Dedeco Macedo
No sábado(23) a Unidade Móvel de Atendimento(UMA) da Defensoria Pública da Bahia(DPE/BA) esteve estacionada na Praça Lomanto Júnior, em Teofilândia, levando atendimento jurídico gratuito para a população local. Ao todo, foram realizados 72 atendimentos e distribuídas 152 cartilhas informativas com orientações sobre direitos.
Segundo a defensora pública Camila Berenguer, coordenadora da UMA, a quantidade de atendimentos reforça a necessidade da presença da Defensoria em locais onde o serviço ainda não está implantado. “O número de atendimentos registrados em um único dia mostra o quanto é urgente e necessário expandir a Defensoria e contar com mais defensores públicos. Essa procura evidencia que muitas pessoas ainda permanecem sem acesso à justiça. A atuação da unidade móvel tem justamente o objetivo de suprir essa demanda, mesmo que, em algumas situações, consigamos apenas oferecer orientação, já que não temos como acompanhar o caso por não estarmos presentes naquela comarca”, destacou.
A ação levou ao território do Sisal serviços como exames de DNA, consultas processuais, divórcios consensuais, além de orientações e encaminhamentos jurídicos em diversas áreas.

A busca por reconhecimento de paternidade foi uma das demandas mais procuradas, no total, foram 24 exames de DNA com essa finalidade. O aposentado Antônio Bispo, 68 anos, e a lavradora Orelina Oliveira, 41, procuraram o atendimento com o objetivo de esclarecer uma dúvida familiar antiga. “Nós viemos aqui porque nós estamos numa dúvida. Meu irmão tá na dúvida dizendo que ela é filha dele e eu dizia: ‘rapaz não é tua filha, vai ser minha’. Então, para acabar com a dúvida, vamos para o DNA”, contou Antônio. Orelina também comentou: “Eu tô em dúvida, não sei qual dos dois é meu pai. Vim hoje tirar essa dúvida e vamos ver o que acontece”.
A presença da Unidade Móvel integra um cronograma itinerante que busca ampliar o acesso à justiça em diferentes regiões do estado. Na próxima semana, a UMA retorna ao território do Sisal, passando pelas cidades de São Domingos, Retirolândia e Santaluz, entre os dias 1º e 5 de setembro.





