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ATENDIMENTO

Documentos para Atendimento

No momento de seu atendimento, tenha em mãos os documentos necessários.
Você sempre deve apresentar:

  • RG original
  • Comprovante de residência
    Conta de água, luz, gás, telefone, contrato de aluguel, recibo de aluguel, etc.
  • Comprovante de renda próprio e de todos os membros da família
    Carteira de Trabalho, contracheque, extrato bancário dos últimos três meses e outros documentos que tiver, por exemplo: declaração do empregador, declaração do imposto de renda, etc.
    Extrato da Aposentadoria/pensão e Comprovante de Bolsa Família/BPC (outro benefício), se possuir.
  • Comprovante de patrimônio
    Certidão do valor venal do imóvel ou carnê do IPTU do ano em curso;
    Documentos de propriedade de veículos;
    Extratos de poupança/aplicação (se houver).
  • Declaração de hipossuficiência

Documentos essenciais para cada tipo de ação

FAMÍLIA

ALIMENTOS:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua)
  • Cópia da certidão de nascimento ou RG e CPF dos filhos;
  • Certidão de casamento do Representante Legal do menor (pai, mãe ou tutor) – se for o caso;
  • Todos os documentos que comprovem a possibilidade de o réu pagar a pensão (CTPS, contracheque, certificado de propriedade de veículo, matrícula de imóvel, etc.);
  • Nome completo, endereço residencial e/ou profissional completo da outra parte (normalmente pai da criança);
  • Número da conta e da agência bancária, para depósito de pensão alimentícia (caso já possua);
  • A depender das possibilidades do (a) assistido (a), solicitar que leve os comprovantes de despesas da criança, por exemplo: com farmácia, alimentação, vestuário, tratamento médico e dentário, escolar… A parte pode escrever todos os gastos de forma detalhada.
  • Caso possua, levar o nome de 03 (três) testemunhas que saibam das condições financeiras do pai das crianças (que não sejam parentes)

OFERTA DE ALIMENTOS:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento ou RG do alimentando e de outros filhos que tiver;
  • Cópia da certidão de casamento ou declaração de união estável do requerente – se for o caso;
  • Comprovantes de despesas (ex. água, luz, aluguel, pensão para outros filhos, medicamentos, etc.);
  • Nome completo, endereço residencial e/ou profissional completo da outra parte (normalmente pai da criança);
  • Endereço residencial do menor e genitora;
  • GRAVÍDICOS: caso a assistida deseje alimentos durante a gestação, deve levar documento comprobatório do estado gestacional.

EXECUÇÃO DE ALIMENTOS
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento ou RG do alimentando;
  • Cópia da sentença do processo de alimentos, ou acordo realizado em balcão de justiça com homologação judicial;
  • Endereço da residência do (a) pai/mãe da criança;
  • Cópia do extrato bancário (caso tenha sido determinado que a pensão seria depositada em conta)
  • Número da conta e agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia.
REVISIONAL DE ALIMENTOS (MAJORAÇÃO)
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento ou RG do (s) menor (es);
  • Cópia da petição inicial ou do acordo de alimentos com a homologação ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado;
  • Cópia de documentos que comprovem as necessidades do (s) menor (es) – despesas com farmácia, alimentação, vestuário, tratamento médico e dentário, despesas escolares, etc.);
  • Cópia de documentos que comprovem a possibilidade do réu de pagar maior valor (contracheque, certificado de propriedade de veículo, etc.);
  • Endereço residencial e comercial do réu;
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu (caso consiga);
  • Número da conta e agência bancária para o depósito do valor.
REVISIONAL DE ALIMENTOS (REDUÇÃO)
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento ou RG do (s) menor (es);
  • Cópia da certidão de casamento ou declaração de união estável do requerente – se for o caso;
  • Cópia da petição inicial ou do acordo de alimentos com a homologação, ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado;
  • Cópia dos documentos que comprovem a impossibilidade do requerente pagar aquele valor anteriormente fixado (cópia certidão de casamento, declaração de união estável e de nascimento de outros filhos, comprovantes de despesas com aluguel, tratamento médico, etc.);
  • Endereço residencial do menor e da sua genitora;
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu (caso consiga);
EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência e de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento ou RG do (s) filho (s) do qual quer ser exonerado do pagamento;
  • Cópia do acordo de alimentos com a homologação ou sentença onde restou fixado o valor com o trânsito em julgado;
  • Cópia dos documentos que comprovem a impossibilidade do requerente pagar aquele valor anteriormente fixado (cópia certidão de casamento, declaração de união estável e de nascimento de outros filhos, comprovantes de despesas com aluguel, tratamento médico, etc);
  • Comprovante de que o (a) filho (a) atingiu a maioridade, de que está trabalhando, de que casou ou vive em união estável, de que não está estudando, etc.;
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que comprovem a situação do requerente ou do réu (caso consiga);
GUARDA / TUTELA
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência do requerente;
  • Cópia do comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Cópia da Certidão de Casamento do (s) requerente (s);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do (s) menor (es);
  • Atestado de saúde dos Requerentes;
  • Antecedentes criminais dos requerentes junto à Secretaria de Segurança Pública: www.ssp.ba.gov.br;
  • Nome e endereço dos pais biológicos da criança e da outra parte;
  • Comprovante de escolaridade da criança / adolescente;
  • Nome e endereço de 03 testemunhas;
  • Se já houve algum pacto de guarda em balcão de justiça ou em Vara, levar sentença.
  • Qualquer prova documental que tem a criança sob sua guarda – atestado escolar, atestado médico, fotos, etc. (se for o caso).
  • Para os casos de TUTELA, o assistido deve levar a certidão de ÓBITO de algum dos pais.
  • OBS. Para os casos de encaminhamento à Especializada de Proteção aos Direitos da Criança e ao Adolescente: Cópia dos documentos que comprovem a situação de risco da criança / adolescente (ex. queixa ou termo circunstanciado da Delegacia, laudo de exames médicos, fotos, Relatório do Conselho Tutelar, etc); e, se a vítima em situação de risco tiver mais de 12 anos, deverá comparecer no dia do atendimento com o Defensor para ser ouvido.
REGULAMENTAÇÃO DO DIREITO DE VISITAS
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência do requerente;
  • Cópia do comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do (s) menor (es) e de outros filhos que tiver;
  • Endereço residencial do menor e da genitora (geralmente a mãe tem a guarda ou a custódia física do menor).
INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF da mãe da criança;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (caso possua);
  • Certidão de nascimento do filho;
  • Cópia de Certidão de nascimento da mãe da criança;
  • Cópia da declaração de nascido vivo do hospital onde a criança nasceu ou cópia da carteira de vacinação se constar o nome de pai da criança (se houver)
  • Cópias de cartas, bilhetes, fotos que possam provar o relacionamento (se houver)
  • Cópia da certidão de batismo onde conste o nome do pai da criança (se houver);
  • Endereço residencial do suposto pai do menor;
  • Nome e endereço do local de trabalho do suposto pai da criança (caso saiba)
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam do relacionamento;
  • Número da conta e agência bancária para o depósito da pensão alimentícias.
  • Resultado do exame de DNA, caso tenha sido realizado
  • OBS. A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, promovida pela DPE/BA, realiza gratuitamente exames de DNA, extrajudicialmente, valorizando a celeridade no reconhecimento da paternidade nos casos que não há pai registral.

NEGATÓRIA DE PATERNIDADE / MATERNIDADE
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência do requerente;
  • Comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Certidão de nascimento do filho;
  • Nome e endereço completo do pai que registrou e do pai biológico;
  • Cópias de cartas, bilhetes, fotos, que possam provar o relacionamento;
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam do relacionamento;
  • Nome completo e endereço da mãe da criança;
  • Resultado do exame de DNA, caso tenha sido realizado.
DIVÓRCIO CONSENSUAL
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF dos requerentes;
  • Cópia do comprovante de residência dos requerentes;
  • Cópia do comprovante de renda dos requerentes (caso possuam);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do (s) filho (s);
  • Cópia da Certidão de Casamento
  • Lista de bens móveis e imóveis. Se houver carro (cópia dos documentos) e imóvel (certidão do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Número e agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia (se for o caso);
DIVÓRCIO LITIGIOSO
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência do requerente;
  • Cópia do comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do (s) filho (s);
  • Cópia da Certidão de Casamento
  • Lista de bens móveis e imóveis. Se houver carro (cópia dos documentos) e imóvel (certidão do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Número e agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia (se for o caso);
  • Endereço da outra parte.
SUPRIMENTO DE IDADE – CONSENTIMENTO PARA CASAMENTO
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do (s) requerente (s);
  • Cópia do comprovante de residência do (s) requerente (s);
  • Cópia do comprovante de renda do (s) requerente (s) (caso possua);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do (s) requerente (s);
  • pessoais ou Certidão de Óbito dos genitores (se for o caso);
  • Atestado médico informando a gravidez ou as condições núbeis (possibilidade física) de casar (se for o caso);
  • Declaração de concordância dos pais (se for o caso).
SEPARAÇÃO DE CORPOS/AFASTAMENTO DO LAR
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência do (s) requerente (s);
  • Cópia do comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver);
  • Cópia de Certidão de Casamento (se houver)
  • Cópia do Boletim de Ocorrência policial ou Laudo do IML (se houver);
  • Nome e endereço de 03 testemunhas que saibam dos fatos.
DISSOLUÇÃO LITIGIOSA DE UNIÃO ESTÁVEL
  • Cópia da carteira de identidade e CPF dos requerentes;
  • Comprovante de renda dos requerentes (caso possuam);
  • Comprovante de residência dos requerentes;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver);
  • Escritura pública de união estável;
  • Lista de bens móveis (se houver);
  • Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matricula atualizada do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Número da conta e da agência ou cópia do cartão bancário para depósito de pensão alimentícia, se for o caso.
RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
  • Cópia da carteira de identidade e CPF do requerente;
  • Comprovante de renda do requerente (caso possua);
  • Comprovante de residência do requerente;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver);
  • Nome completo e endereço da outra parte
  • Lista de bens móveis;
  • Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matrícula do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Escritura pública de união estável
  • Número da conta e da agência bancária para depósito de pensão alimentícia.
RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
  • Cópia da carteira de identidade e CPF do(s) requerente(s);
  • Comprovante de renda do(s) requerente(s) (caso possua);
  • Comprovante de residência do(s) requerente(s);
  • Nome completo e endereço da outra parte;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver);
  • Lista de bens móveis;
  • Se houver carro (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matrícula do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Todos os documentos que possam comprovar a união estável (cartas, mensagens, fotografias, comprovante de residência no mesmo endereço, cartão de conta bancária conjunta, cartão de dependência de plano de saúde, etc);
  • Número da conta e da agência bancária para depósito de pensão alimentícia.
RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do (s) requerente (s);
  • Comprovante de renda do (s) requerente (s) (caso possua);
  • Comprovante de residência do (s) requerente (s);
  • Nome completo e endereço da outra parte;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver);
  • Certidão de Óbito do (a) companheiro (a);
  • Lista de bens móveis;
  • Se houver carro ou moto (cópia do certificado de propriedade) e imóvel (matrícula do registro de imóveis ou cópia do contrato de compra e venda);
  • Todos os documentos que possam comprovar a união estável (cartas, mensagens, fotografias, comprovante de residência no mesmo endereço, cartão de conta bancária conjunta, cartão de dependência de plano de saúde, etc);
AÇÕES DE INVENTÁRIO/ALVARÁ
  • RG, CPF e comprovante de residência do Requerente;
  • RG, CPF e endereço completo (se possível) dos herdeiros;
  • Certidão de Casamento atualizada (até 01 ano) ou Declaração de União Estável da pessoa falecida (se tiver);
  • Comprovante de renda do requerente (se for empregado – contracheque ou recibo de pagamento; se for aposentado ou receber benefício – extrato comprovando a receita mensal);
  • Certidão de Óbito;
  • Certidão de Óbito dos herdeiros que tenham falecido antes (se houver);
  • Relação dos bens imóveis com documentos: Escritura Pública, Contrato de Compra e Venda, IPTU, Cessão de Direito;
  • Relação dos bens móveis: documento de Propriedade ou contrato de compra e venda;
  • Comprovante do PIS/PASEP e da Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de contas bancárias e valores depositados em bancos;
  • Certidão de Débitos da Dívida Ativa da União (no SAC, na Receita Federal ou site da Receita Federal);
  • Certidão de Débitos da Dívida Ativa do Estado (no SAC ou site da SEFAZ BAHIA);
  • Certidão de Débitos da Dívida Ativa do Município (no SAC na SEFAZ SALVADOR ou site da SEFAZ);
  • Certidão de Débito do IPTU – quando houver bem imóvel (no SAC, na SEFAZ SALVADOR ou site da SEFAZ);
  • Certidão Negativa de Testamento (CNT) (no site www.censec.org.br)
DIREITOS HUMANOS

ACESSIBILIDADE:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • boletim de ocorrência, se tiver;
  • Rol de testemunhas;
  • Demais documentos que comprovem as alegações (e-mail, fotos, vídeos, requerimentos administrativos, dentro outros).

ALTERAÇÃO DE REGISTRO CIVIL:

  • Certidão de Nascimento atualizada;
  • Certidão de Casamento atualizada, se for o caso;
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia de Identificação Civil Nacional (ICN), se for o caso;
  • Cópia do passaporte brasileiro, se for o caso;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Cópia da Carteira de Identidade Social, se for o caso;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão do distribuidor cível do local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui o estadual e acesse aqui o federal;
  • Certidão do distribuidor criminal do local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui o estadual e acesse aqui o federal;
  • Certidão de execução criminal do local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui;
  • Certidão dos tabelionatos de protestos dos local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui ou presencial na Rua Pará, nº 278, Bairro Pituba. Edifício Amazonas Empresarial;
  • Certidão da Justiça Eleitoral do local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui;
  • Certidão da Justiça do Trabalho do local de residência dos últimos cinco anos: Acesse aqui;
  • Certidão da Justiça Militar, se for o caso: Acesso aqui;
  • Antecedentes criminas: Acesse aqui

DIVÓRCIO E RDUE/DUE:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento atualizada ou declaração de tempo de convivência;
  • Certidão de Nascimento de filhos(as), se houver;
  • Lista de bens móveis;
  • Se houver carro: cópia do certificado de propriedade (ou placa, modelo e ano);
  • Se houver imóvel: matrícula do registro ou cópia do contrato de compra e venda (ou endereço da propriedade);
  • Rol de testemunha (para RDUE);
  • Certidão da DEAM.

GUARDA:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento ou declaração de convivência das partes, se houver;
  • Certidão de Nascimento de filhos(as) menores de 18 anos;
  • Certidão da DEAM. 

MEDIDA PROTETIVA:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se for o caso;
  • Certidão de Nascimento ou RG de filhos(as) menores de 18 anos;
  • Certidão da DEAM;
  • Documentos ou dados do agressor (nome completo, endereço, dentre outros).
  •  

PENSÃO ALIMENTÍCIA PARA FILHOS(AS) MENORES DE 18 ANOS:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Nascimento de filhos(as) menores de 18 anos;
  • Demonstrativo de pagamento do requerido (se possível);
  • Nome, endereço, profissão, empresa, endereço da empresa, remuneração, nº RG e CPF do requerido;
  • Número da conta bancária para depósito;
  • Certidão da DEAM.

PASSE LIVRE MUNICIPAL E INTERMUNICIPAL:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência em nome do requerente;
  • Comprovante de renda: Do requerente e das pessoas que vivem com o requerente (Carteira de Trabalho, contracheque, cartão Bolsa Família e extrato, cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e demais comprovantes) De aposentados(as) (Termo de Aposentadoria)
  • Cartão antigo do Passe Livre Municipal, se possuir;
  • Cartão do Passe Livre do Governo Federal, se possuir;
  • Termo de Curatela, caso o requerente seja interditado, e documentos do curador (RG, CPF e comprovante de renda);
  • Resultado da Perícia do UGPD ou SUDEF (negtiva administrativa)
  • Relatório Médico (atualizado), atestando de deficiência do requerente (expedido há no máximo 3 meses);
  • Receita médica de medicação utilizada pelo requerente, atualmente;
  • Cartões de atendimento dos médicos/unidades de saúde que frequenta.

REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Nome, endereço, profissão e estado civil do requerido;
  • Certidão da DEAM;
  • Sentença que deferiu a guarda.

USUCAPIÃO:

  • Certidão de Nascimento (solteiro) ou de Casamento
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos que possam comprovar a posse prolongada (faturas de água, luz, telefone, celular, cartão de crédito ou IPTU), um de cada ano, em que está na posse do imóvel.
  • Notas fiscais com endereço do imóvel, contrato de compra e venda do imóvel.
  • Nome, endereço e telefone de TRÊS testemunhas (não podem ser parentes diretos, nem amigos próximos);
  •  Nome, endereço e telefone dos vizinhos (pessoas que moram do lado esquerdo, direito e fundo do imóvel).

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Prontuário médico e/ou relatórios, exames;
  • Em caso de morte, Certidão de Óbito;
  • Certidão de Nascimento, se houver.

VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL:

  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF da pessoa/vítima;
  • Comprovante de residência;
  • Boletim de Ocorrência e/ou outros documentos comprobatórios do fato.
CRIANÇA E ADOLESCENTE – DEDICA

MEDIDA DE PROTEÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL (8ªDP):

  • RG e CPF do(s) requerente(s);
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Rol de testemunhas;
  • Documentos de acompanhamento da rede de proteção (CREAS, CRAS);
  • Atestados de acompanhamento no CAPS;
  • Comprovante de matrícula escolar da criança ou adolescente;
  • Carteira de vacinação e documentos de saúde da criança ou adolescente.

AÇÕES DE APURAÇÃO DE ATO INFRACIONAL OU EXECUÇÃO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula, frequência escolar ou curso profissionalizante do adolescente;
  • Rol de testemunhas.

LISTA DE DOCUMENTOS PARA DESTITUIÇÃO/SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR:

  • Certidão de nascimento da criança/adolescente;
  • RG e CPF dos Requerentes;
  • Comprovante de residência dos Requerentes;
  • Contracheque ou declaração de imposto de Renda dos Requerentes, se houver;
  • Comprovante de escolaridade da Criança/Adolescente;
  • Endereço do Requerido/Requerida;
  • Antecedentes criminais do Requerente junto à secretaria de segurança pública (www.ssp.ba.gov.br);
  • Cópia dos documentos que comprovem a situação de risco da criança/adolescente (Ex.: queixa ou termo circunstanciado da
    Delegacia, Laudo de Exames Médicos, Fotos, Relatório do Conselho
    Tutelar etc.);
  • Declaração de Idoneidade fornecida pela DPE;
  • Rol de testemunhas.
OBS: SE A VÍTIMA EM SITUAÇÃO DE RISCO TIVER MAIS DE 12 ANOS, DEVERÁ COMPARECER NO DIA DO ATENDIMENTO COM O DEFENSOR PARA SER OUVIDO.

LISTA DE DOCUMENTOS PARA ADOÇÃO:

  • Certidão de nascimento da criança/adolescente (adotando) RG e CPF dos adotantes;
  • Certidão de casamento ou escritura pública de união estável dos adotantes;
  • Comprovante de residência dos adotantes;
  • Contracheque ou declaração de imposto de renda dos adotantes
  • Atestado de saúde dos adotantes;
  • Antecedentes criminais dos adotantes junto à Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.ba.gov.br);
  • Certidão civil e criminal dos adotantes junto à Justiça Estadual
    (portalcertidoes.tjba.jus.br/#/primeirograu);
  • Certidão criminal dos adotantes junto à Justiça Federal
    (sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/);
  • Comprovante de escolaridade do adotando;
  • Atestado de idoneidade moral dos adotantes fornecido pela DPE;
  • Rol de testemunhas;
  • Fotos dos adotantes e adotando;
OBS:
a) SE O ADOTANDO TIVER A PARTIR DE 12 ANOS DEVERÁ COMPARECER NO DIA DO ATENDIMENTO COM O DEFENSOR PARA CONSENTIR COM A ADOÇÃO NOS TERMOS DO ART.28, S 2o, DO ECA.

b) TRATANDO-SE DE ADOÇÃO CONSENSUAL OS GENITORES DO ADOTANDO DEVERÃO COMPARECER NO DIA DO ATENDIMENTO COM O DEFENSOR PARA QUE SEJA ELABORADA DECLARAÇÃO DE CONSENTIMENTO.

c) SE O ADOTANDO TIVER PROBLEMA DE SAÚDE, DEVERÁ SER JUNTADO, AINDA, RELATÓRIO MÉDICO.

LISTA DE DOCUMENTOS PARA AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM INTERNACIONAL:

  • Certidão de nascimento da criança/adolescente;
  • RG e CPF do Requerente;
  • Comprovante de residência do Requerente;
  • Endereço do local onde a criança vai permanecer no exterior;
  • Cópia do documento de comprovação da viagem, se houver;
  • Antecedentes criminais do Requerente junto à secretaria de segurança pública (www.ssp.ba.gov.br);
  • Atestado de idoneidade moral fornecido pela DPE;
  • Rol de testemunhas;
  • Comprovante de escolaridade da criança/adolescente;

LISTA DE DOCUMENTOS PARA GUARDA/TUTELA:

  • RG e CPF dos Requerentes;
  • Certidão de nascimento da criança/adolescente;
  • Comprovante de residência dos Requerentes;
  • Contracheque ou declaração de imposto de Renda dos Requerentes, se houver;
  • Atestado de saúde dos Requerentes;
  • Endereço do Requerido/Requerida;
  • Antecedentes criminais dos Requerentes junto à secretaria de segurança pública: www.ssp.ba.gov.br;
  • Comprovante de escolaridade da Criança/Adolescente;
  • Atestado de Idoneidade fornecido pela DPE;
  • Rol de testemunhas;
OBS: SE A VÍTIMA EM SITUAÇÃO DE RISCO TIVER MAIS DE 12 ANOS, DEVERÁ COMPARECER NO DIA DO ATENDIMENTO COM O DEFENSOR PARA SER OUVIDO.

LISTA DE DOCUMENTOS AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER – AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (ADI):

  • Certidão de nascimento da criança/adolescente;
  • RG e CPF do pai/ mãe ou representante legal da criança e adolescente;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de matrícula da criança/adolescente;
  • Relatórios médicos da criança/adolescente;
  • Documento da escola informando que já foi feita a solicitação de ADI à Gerência Regional de Educação ou à Secretaria Municipal ou Estadual de Educação.

    Etapas a serem seguidas:
  • Para a solicitação do profissional de apoio para auxiliar a criança com deficiência durante o período escolar, é necessário que a criança já esteja devidamente matriculada;
  • Após a matrícula, os pais/responsáveis devem solicitar o fornecimento do profissional de apoio à direção da escola;
  • Caso a ADI não seja disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação é possível que os pais/responsáveis compareçam à Defensoria Pública do Estado da Bahia, munidos dos documentos acima mencionados;
  • Para que seja feito o agendamento para atendimento com o Defensor Público responsável é necessário comparecer à triagem da Defensoria Pública localizada na Avenida Ulisses Guimarães, no 3386, Edf. Multicab Empresarial, 3o andar, Sussuarana;
  • A Triagem da Defensoria Pública funciona de segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:30.

LISTA DE DOCUMENTOS AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER – MATRÍCULA EM CRECHE/ESCOLA

  • Certidão de nascimento da criança
  • RG e CPF do pai/ mãe ou representante legal da criança
  • Comprovante de Residência
  • Documentos que comprovem a negativa de matrícula (Ex.: Relatório do Conselho Tutelar ou negativa da própria escola)
  • Comprovante de inscrição do sorteio promovido pela Secretaria
    Municipal de Educação, SE HOUVER.
  • Dois orçamentos de creches particulares próximas da residência da
    criança (sendo a vaga para creche)
  • Histórico Escolar da criança/adolescente, caso seja solicitada matrícula para o ensino fundamental ou ensino médio.
CÍVEL E FAZENDA PÚBLICA

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER EM PLANO DE SAÚDE:

  • Carteira do plano de saúde;
  • Os três últimos boletos acompanhados de comprovantes de pagamento;
  • Contrato do plano;
  • Relatório médico circunstanciado, emitido há menos de 30 dias, contendo nome completo e idade do paciente; histórico da doença, com CID; procedimento médico ou medicação necessário ao tratamento da saúde do paciente, justificadamente; se o procedimento é eletivo, de urgência ou emergência ou maior brevidade; os riscos para o paciente em caso de não realização ou realização tardia do tratamento indicado; nome completo, assinatura e carimbo do médico;
  • Exames médicos recentes;
  • Negativa do plano de saúde, por escrito; ou protocolo da solicitação da negativa que não foi fornecida;
  • Quando se tratar de atraso na manifestação do plano sobre o pedido de cobertura, a comprovação da data da solicitação.

REVISIONAL DE MENSALIDADE DE PLANO DE SAÚDE:

  • Carteira do plano de saúde;
  • Contrato do plano;
  • Os boletos, acompanhados de comprovantes de pagamento do período em que pretende revisar ou extrato de pagamentos e aumentos incidentes sobre a mensalidade no período a ser revisado;
  • Carta emitida pela operadora com informação do aumento;

CANCELAMENTO DE PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA:

  • Carteira do plano de saúde;
  • Contrato do plano;
  • Os boletos dos três últimos meses, acompanhados de comprovantes de pagamento;
  • O boleto, acompanhado do comprovante de pagamento do período que ensejou o cancelamento, quando for o caso de alegação de inadimplência inexistente;
  • Boletos dos últimos 12 meses, acompanhados de comprovantes de pagamento, quando se tratar de inadimplência de 60 dias não consecutivas;
  • Carta emitida pela operadora com informação do cancelamento.

CANCELAMENTO UNILATERAL DO PLANO DE SAÚDE:

  • Carteira do plano de saúde;
  • Contrato do plano;
  • Os boletos dos três últimos meses, acompanhados de comprovantes de pagamento, ou extrato de pagamentos;
  • Os três últimos boletos acompanhados de comprovantes de pagamento;
  • Contrato do plano;
  • Relatório médico circunstanciado, emitido há menos de 30 dias, contendo nome completo e idade do paciente; histórico da doença, com CID; indicação de se tratar de paciente internado ou portador de doença de tratamento continuado; os riscos para o paciente em caso de suspensão do tratamento; nome completo, assinatura e carimbo do médico;
  • Exames médicos recentes;
  • Carta emitida pela operadora ou administradora de plano de saúde com informação do cancelamento.

REVISIONAL DE CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL / CONSIGNADO:

  • Cópia na íntegra do contrato – demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • Extrato de empréstimo consignado do INSS, ou do órgão pagador, quando se tratar de servidor público.

REVISIONAL DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULO:

  • Documento do veículo;
  • Cópia da íntegra do contrato;
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor.

REVISIONAL DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO:

  • Cópia da íntegra do contrato;
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor.

SUPERENDIVIDAMENTO:

  • Cópia da íntegra de todos os contratos;
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor de todos os contratos;
  • Extrato de empréstimo consignado do INSS, ou do órgão pagador, quando se tratar de servidor público.

DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICA:

  • Cópia da íntegra do contrato;
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • Certidão de registro de ocorrência formalizado na Decon – extrato de consignado do INSS; ou do órgão pagador, em caso de servidor público e os três últimos contra cheques (servidor público ou de empresa privada, em se tratando de empréstimo consignado);
  • Certidão do SPC/SCPC/Serasa e/ou certidão de protesto – protocolo de reclamação na instituição financeira, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Protocolo da reclamação no Banco Central, acompanhado da resposta;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Extrato bancário da data da contratação;
  • Comprovante de devolução do valor indevidamente creditado na conta (quando realizado previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Comprovante de reclamação no INSS e pedido de suspensão dos descontos, quando formalizado previamente, em caso de contrato consignado.

NEGATIVAÇÃO INDEVIDA:

  • Certidão do SPC/SCPC/Serasa/ e/ou certidão de protesto;
  • Comprovante de pagamento da dívida (quando a negativação decorrer de título já pago);
  • Cópia do contrato ou título (quando a negativação decorrer de dívida prescrita).

DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CONTRATO DE EMPRÉSTIMO FRAUDULENTO:

  • Cópia da íntegra do contrato;
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • Conversas de texto, áudios e vídeos de whatsapp; email ou sms;
  • Certidão de registro de ocorrência formalizado na Decon;
  • Extrato de consignado do INSS; ou do órgão pagador, em caso de servidor público e os três últimos contra cheques (servidor público ou de empresa privada, em se tratando de empréstimo consignado);
  • Protocolo de reclamação na instituição financeira, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Protocolo da reclamação no Banco Central, acompanhado da resposta;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Extrato bancário da data da contratação;
  • Comprovante de devolução do valor indevidamente creditado na conta (quando realizado previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Comprovante de reclamação no INSS e pedido de suspensão dos descontos, quando formalizado previamente, em caso de contrato consignado;
  • Testemunha, se tiver presenciado a negociação.

DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CONTRATO DE CONSÓRCIO FRAUDULENTO:

  • Cópia da íntegra do termo de adesão;
  • Extrato de conta corrente;
  • Comprovante de pagamento da adesão;
  • Certidão de registro de ocorrência formalizado na Decon;
  • Protocolo de reclamação na Administradora de consórcio e na empresa intermediadora, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms;
  • Propaganda em rede social da empresa;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação.

DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CONTRATO DE CONSULTORIA FINANCEIRA FRAUDULENTO OU DE PROPAGANDA ENGANOSA:

  • Cópia da íntegra do contrato;
  • Comprovante de pagamento;
  • Certidão de registro de ocorrência formalizado na Decon
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms
  • Propaganda em rede social da empresa;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação.

GOLPE DO PIX:

  • Comprovante da realização do PIX;
  • Certidão de registro de ocorrência formalizado na Decon;
  • Comprovante de reclamação no banco de origem, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms;
  • Comprovação de reclamação no Banco Central;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a transação.

PORTABILIDADE:

  • Cópia da íntegra do contrato portado, acompanhado de demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • Cópia da íntegra do contrato extinto por portabilidade, acompanhado de demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • Cópia da solicitação de portabilidade;
  • Extrato bancário da data da contratação da portablidade, quando houver solicitação/liberação de “troco”;
  • Contra cheques, quando se tratar de contrato consignado para servidor público ou empregado de empresa privada;
  • Extrato de consignados do INSS;
  • Comprovante de reclamação no banco, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Comprovante da reclamação no Banco Central, acompanhado de resposta;
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms, quando a oferta de contratação se deu por um desses meios;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação.

RESCISÃO DE CONTRATO POR INADIMPLÊNCIA:

  • Cópia da íntegra do contrato ou nota fiscal do produto / serviço;
  • Comprovante de pagamento;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação

RESCISÃO DE CONTRATO / SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO OU ABATIMENTO PROPORCIONAL DO PREÇO EM RAZÃO DE VÍCIO NO PRODUTO OU SERVIÇO:

  • Íntegra do contrato ou nota fiscal;
  • Comprovante de pagamento;
  • Fotos e/ou vídeos do produto ou serviço viciado;
  • Comprovante de entrada e saída da assistência técnica compersistência do vício; ou comprovante de refeitura do serviço com persistência do vício;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação.

DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE CONTRATO POR PROPAGANDA ENGANOSA:

  • Íntegra do contrato ou nota fiscal;
  • Comprovante de pagamento;
  • Comprovante da propaganda;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Conversas texto, áudios e vídeos de whatsapp; email, ou sms;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha, se tiver presenciado a negociação.

COELBA – REVISIONAL DE CONSUMO

  • Faturas a serem revisadas e dos 12 últimos meses anteriores ao primeiro aumento;
  • Comprovante de pagamento das faturas;
  • Termo de reconhecimento e parcelamento de dívida, quando houver no período a ser revisado;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

COELBA – DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICA EM CASO DE CONTRATO INEXISTENTE:

  • Comprovação da contratação indevida;
  • Comprovante de negativação do nome;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

COELBA – DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO EM CASO DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA:

  • Termo de Ocorrência e Inspeção – TOI;
  • Fatura referente à recuperação de energia;
  • Faturas do período imediatamente à inspeção até a data da reclamação na Defensoria;
  • Comprovante de negativação do nome;
  • Comprovante de aviso ou execução de corte por inadimplência de fatura referente à recuperação de energia;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

COELBA – OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER PARA SUSPENSÃO DE CORTE:

  • Três últimas faturas acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Relatório médico comprobatório da necessidade da energia elétrica para manutenção da vida;
  • Comprovante de aviso ou execução de corte por inadimplência de fatura referente à recuperação de energia;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

COELBA – OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA REALOCAÇÃO DE POSTE:

  • Três últimas faturas acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Fotos do poste a ser realocado e da parte externa do imóvel prejudicado;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública).

COELBA – INDENIZATÓRIA POR CORTE INDEVIDO:

  • As faturas que geraram o corte, acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Aviso de corte ou de execução do serviço;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunhas;

COELBA – INDENIZATÓRIA POR ACIDENTE COMA REDE ELÉTRICA/QUEIMA DE APARELHOS POR QUEDA DE ENERGIA:

  • Três últimas faturas acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Relatório médico comprobatório dos danos sofridos pelo consumidor, em caso de acidente com a rede elétrica;
  • Fotos de aparelhos danificados em razão de queda de energia;
  • Três orçamentos para conserto de aparelhos danificados em razão de queda de energia; ou 3 orçamentos do aparelho novo, em caso de impossibilidade de conserto;
  • Recibo ou nota fiscal, se o serviço houver sido realizado previamente ao atendimento na Defensoria;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunhas;

EMBASA – REVISIONAL DE CONSUMO:

  • Faturas a serem revisadas e dos 12 últimos meses anteriores ao primeiro aumento;
  • Comprovante de pagamento das faturas;
  • Termo de reconhecimento e parcelamento de dívida, quando houver no período a ser revisado;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICA EM CASO DE CONTRATO INEXISTENTE:

  • Comprovação da contratação indevida;
  • Comprovante de negativação do nome;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER PARA SUSPENSÃO DE CORTE:

  • Três últimas faturas acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Fatura que gerou o aviso de corte ou a suspensão do serviço;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública).

EMBASA – OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA LIGAÇÃO NOVA:

  • Fotos do imóvel onde será feita a ligação;
  • Comprovante de solicitação da ligação e da reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – INDENIZATÓRIA POR CORTE INDEVIDO:

  • As faturas que geraram o corte, acompanhadas de comprovantes de pagamento;
  • Aviso de corte ou de execução do serviço;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio); – cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA DESMEMBRAMENTO DE UNIDADE DE CONSUMO:

  • Foto externa do imóvel da ligação mãe;
  • Foto do imóvel a ser desmembrado;
  • Comprovante de solicitação do desmembramento e da reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública).

EMBASA – OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA REALOCAÇÃO DA REDE DE ESGOTO E/OU CAIXA COLETORA:

  • Fotos da rede de esgoto a ser deslocada;
  • Comprovante de solicitação do serviço e da reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública).

EMBASA – OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DA REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E CAIXA COLETORA:

  • Fotos do imóvel prejudicado com a rede de esgoto e caixas coletoras;
  • Fotos das caixas coletoras;
  • Comprovante de solicitação do serviço e da reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – INDENIZATÓRIA POR REFLUXO / TRANSBORDAMENTO OU ESTOURO DA REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO E/OU CAIXA COLETORA:

  • Fotos do imóvel prejudicado com a rede de esgoto e caixas coletoras;
  • Fotos da rede de esgoto e caixas coletoras;
  • Três orçamentos dos serviços para reparo dos danos causados ao imóvel, móveis e eletrodomésticos pelo refluxo, transbordamento e estouro de caixa coletora e/ou rede de esgoto;
  • Relatório médico, quando houver danos à saúde do assistido – gastos com medicamentos;
  • Comprovante de solicitação do serviço e da reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

EMBASA – INDENIZATÓRIA ACIDENTE EM REDE DE ESGOTO E/OU CAIXA COLETORA:

  • Fotos da rede de esgoto e/ou caixas coletoras onde ocorreu o acidente;
  • Relatório médico, quando houver danos à saúde do assistido;
  • Gastos com medicamentos, transporte, e procedimentos médicos;
  • Comprovante de reclamação na empresa, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha.

INDENIZATÓRIA POR ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO:

  • Ocorrência policial e da TranSalvador;
  • Relatório médico e exames (quando houver dano à integridade física e saúde do assistido);
  • Fotos do acidente e dos danos materiais ocorridos;
  • Notas fiscais e recibos de todos os gastos decorrentes do acidente;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha.

INDENIZATÓRIA POR ERRO MÉDICO:

  • Prontuário médico;
  • Relatório médico e exames comprobatórios de danos à integridade física e saúde do assistido (ou vítima) decorrentes do erro médico;
  • Certidão de óbito;
  • Cartão do plano de saúde, quando o atendimento teve cobertura do plano- notas fiscais e recibos de todos os gastos;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Cópia do procedimento no Cremeb (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha.

INDENIZATÓRIA POR ERRO ODONTOLÓGICO:

  • Contrato de prestação de serviços;
  • Prontuário;
  • Cartão de acompanhamento;
  • Comprovante de pagamento;
  • Relatório médico e/ou odontológicos e exames comprobatórios de danos à integridade física e saúde do assistido em decorrência do erro;
  • Comprovação de retratamento ou orçamento dos custos para refazer os procedimentos;
  • Notas fiscais e recibos de todos os gastos;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Cópia do procedimento no Croba (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha.

INDENIZATÓRIAS EM GERAL

  • Boletim de ocorrência ou outro documento de comprovação da ocorrência do fato;
  • Relatório médico e exames comprobatórios de danos à integridade física e saúde do assistido (ou vítima) em decorrência do ato/fato;
  • Certidão de óbito;
  • Notas fiscais e recibos de todos os gastos;
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha.

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Contrato de prestação de serviços educacionais; comprovante de matrícula no semestre; grade curricular;
  • Histórico acadêmico;
  • Comprovação da colação de grau (em caso de demora na entrega de diploma decorrente de prática de ato de gestão – situação não afeta ao Tema 1154);
  • Extrato financeiro e comprovantes de pagamento das mensalidades (demanda relativa a cobrança indevida);
  • Cópia do procedimento administrativo (em caso de demanda referente a infração disciplinar);
  • Comprovante de abertura de chamado na IES, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

  • Contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Comprovante de matrícula no semestre;
  • Histórico acadêmico;
  • Extrato financeiro e comprovantes de pagamento das mensalidades (demanda relativa a cobrança indevida);
  • Fotos e documentos que comprovem os fatos (demandas outras, tipo acidente na escola, bullying);
  • Comprovante de abertura de chamado na instituição de ensino, acompanhado da resposta escrita (ou gravação – áudio);
  • Cópia do procedimento no Procon ou na Codecon (quando feita essa reclamação previamente ao atendimento na Defensoria Pública);
  • Rol de testemunha

 

 

DEMANDAS CÍVEIS

AÇÕES POSSESSÓRIAS E IMISSÃO NA POSSE

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);

DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A POSSE DO IMÓVEL:

  • Declaração de ligação da Coelba; 
  • Declaração de ligação da Embasa; 
  • Correspondências de Cartão de Crédito; 
  • Contrato de compra ou doação do imóvel; 
  • Certidão ou declaração de associações de bairro alegando posse da parte assistida; 
  • Certidão ou declaração de órgãos públicos onde conste o endereço da parte assistida (INSS, Receita Federal, Declaração de número de porta etc.).
  • Rol de testemunhas;
  • Nome completo e telefone da parte requerida;
  • Endereço da parte requerida (somente em caso de ameaça ou turbação);
  • Data do esbulho, ameaça ou turbação da posse; e Boletim de Ocorrência.

USUCAPIÃO

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Declaração de imposto de renda;
  • Declaração de ligação da Coelba;
  • Declaração de ligação da Embasa;
  • Correspondências de Cartão de Crédito;
  • Contrato de compra ou doação do imóvel;
  • Certidão ou declaração de associações de bairro alegando posse da parte assistida;
  • Lançamento do IPTU;
  • Certidão ou declaração de órgãos públicos onde conste o endereço da parte assistida (INSS, Receita Federal, Declaração de número de porta etc.);
  • Rol de testemunhas;
  • Rol dos vizinhos confinantes, se o imóvel for casa ou terreno vazio;
  • Certidão de inteiro teor do imóvel (Cartório responsável pelo registro do respectivo bairro);
  • Certidão negativa de propriedade de outros imóveis;
  • Fotos do imóvel.
OBS: Antes do ajuizamento das demandas de usucapião, é necessário a elaboração de planta baixa e memorial descritivo do imóvel, bem como a expedição de ofícios ao Município, Estado e União, para fins de instrução processual.

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Declaração de imposto de renda;
  • IPTU do imóvel;
  • Contrato de promessa de compra e venda ou escritura pública de aquisição do imóvel;
  • Comprovantes de quitação do preço fixado no contrato;
  • Certidão de matrícula com ônus do imóvel;
  • Certidão de inteiro teor do imóvel;
  • Notificação, constituindo o compromitente vendedor em mora;
  • Nome completo, endereço e telefone da parte requerida.

DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Declaração de imposto de renda;
  • Nome completo, endereço e telefone do inquilino;
  • Contrato de compra ou doação do imóvel;
  • Certidão de inteiro teor da matrícula do imóvel (se for registrado em cartório);
  • Comprovantes de pagamento do aluguel antes do início do inadimplemento;
  • Contrato de aluguel;
  • Extrato da dívida da Coelba;
  • Extrato da dívida da Embasa;
  • Extrato da dívida de condomínio;
  • Orçamento necessário para a reforma do imóvel (Caso haja reparos a serem realizados no imóvel devido ao mau uso);
  • Planilha de valores;
OBS:
A planilha de valores deverá discriminar o valor total do débito, os valores exatos de cada item e a data de vencimento.
Se a parte não possuir contrato de aluguel por escrito, o rol de testemunhas será obrigatório.

EXTINÇÃO DE CONDOMÍNIO

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Contrato de compra ou doação do imóvel;
  • Certidão de inteiro teor da matrícula do imóvel (se for registrado em cartório);
  • Cópia da sentença de divórcio;
  • Cópia do acordo relativo ao imóvel;
  • Rol de testemunhas;
  • Nome completo, endereço e telefone da parte requerida.

DIREITO DE VIZINHANÇA

  • RG/CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Declaração de imposto de renda;
  • Notificação de lançamento do IPTU (caso tenha cadastro imobiliário na Prefeitura Municipal de Salvador);
  • Documento de comprovação da propriedade ou posse do imóvel (contrato de compra e venda, escritura pública ou certidão de matrícula);
  • Fotos dos locais atingidos pelos danos;
  • Relatório da Codesal ou da Sedur (obra irregular) (caso tenha ocorrido a visita técnica deste órgão municipal), ou protocolo da reclamação;
  • Nome e endereço das testemunhas;
  • Três orçamentos para correção dos danos materiais (levantamento dos valores de materiais e mão de obra);
  • Nome completo, endereço e telefone do vizinho que será réu na ação.

ALVARÁ PARA CREMAÇÃO

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Certidão de óbito;
  • Laudo do IML;
  • Relatório médico;
  • Boletim de ocorrência.

ACIDENTE DE TRÂNSITO

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato bancário ou contracheque (03 últimos meses);
  • Declaração de imposto de renda;
  • Relatório médico atualizado;
  • Laudo do IML;
  • Boletim de ocorrência;
  • Despesas médicas (exames, consultas, medicamento e demais procedimentos de saúde, etc);
  • Nome completo, endereço e telefone do motorista e do proprietário do veículo envolvido no acidente;
  • Rol de testemunhas.

AÇÃO DE ADEQUAÇÃO DE NOME E GÊNERO – PESSOA TRANSGÊNERO

AÇÃO DE ALTERAÇÃO DE REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE REGISTRO CIVIL

AÇÃO DE ABERTURA DE REGISTRO CIVIL

  • RG/CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Cópia do Laudo Datiloscópico + Ficha de Identificação do IIPM, solicitado através de expedição de ofício com o comparecimento do Assistido ao Instituto Pedro Mello.
  • Cópia das Certidões Negativas de todos os CRCPN da localidade de nascimento do (a) Assistido(a)
  • Certidão Negativa – 1o, 2o, 3o e 4o Tabelionato de Protesto de Salvador: http://www.protestodesalvador.com.br/

AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO / CASAMENTO / ÓBITO