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Unidade Móvel da Defensoria Bahia realiza mutirão de atendimento penal na Praça Tomé de Souza

19/07/2019 02:07 | Por tao_adm
Unidade Móvel da Defensoria Bahia realiza mutirão de atendimento penal na Praça Tomé de Souza
Unidade Móvel da Defensoria Bahia realiza mutirão de atendimento penal na Praça Tomé de Souza

Com o apoio da Unidade Móvel de Atendimento – UMA, a  Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está realizando um mutirão para atender pessoas com problemas na área penal, na Praça Tomé de Souza (em frente à parte alta do Elevador Lacerda), no centro de Salvador.

A atividade é continuidade do lançamento da cartilha sobre abordagem policial, teve início às 9h desta sexta-feira, 19, e segue até às 16h. Conta também com a parceria do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra – SIMM e da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer -Semtel, que está disponibilizando o serviço de cadastro para vagas de emprego. 

“Nas itinerâncias, os atendimentos da Defensoria são destinados às mais diversas área de atuação da instituição, e com o lançamento da cartilha, aproveitamos e viemos realizar este atendimento mais direcionado para a área criminal”, comentou a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida.

O diretor geral da Semtel, Magno Felzemburgh, falou da importância da parceria com a Defensoria nesta ação, e mencionou também o fortalecimento que a DPE/BA agrega à Caravana Social da Semtel: “O secretário Alberto Pimentel, em reunião com a Defensoria Pública, entendeu que esse projeto da itinerância é importante, com a Defensoria fazendo seu papel institucional e a Semtel, através da diretoria do trabalho trouxe o SIMM Itinerante”.

O SIMM atua realizando o cadastro do trabalhador no sistema Mais Emprego. Uma vez que a pessoa tenha o perfil, são oferecidas oportunidades de participação em uma seleções de vagas de emprego: “A gente emite uma carta de emprego, e ele vai comparecer no próprio SIMM ou na empresa para participar dessa seleção”, ressaltou Magno Felzemburgh. 

“Esse serviço é essencial. O pessoal que atende deixa a gente bem à vontade e a Defensoria não está deixando a desejar. Recebi a orientação correta e agora eu já sei o que preciso fazer”, ressaltou o músico Walter Lima, 60, mais conhecido como Tatu Bahia. 

O vigilante e motorista Lázaro Ferreira, 42, também se mostrou bastante satisfeito com o atendimento recebido: “Vim resolver um problema que aconteceu na empresa em que eu trabalhava e achei excelente o atendimento que recebi. Este é meu primeiro contato com a Defensoria, e estou bastante satisfeito. Vou resolver um problema que está me afetando, e eu sei que não tenho culpa”, reforçou.

Além dos atendimentos da área penal, os defensores ainda deram orientação nas áreas de fazenda pública, família e em casos de violência contra a mulher. Na ocasião, foram distribuídas a cartilha da DPE/BA “O que você precisa saber sobre abordagem policial”.