Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Unidade Móvel atende pela primeira vez em Nova Canaã e alcança 80 pessoas

Atendimentos aconteceram no período festivo de aniversário de 64 anos de emancipação política do município
23/10/2025 01:10 | Por Lucas Fernandes

Pela primeira vez, a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública da Bahia esteve na cidade de Nova Canaã, a cerca de 500km de distância de Salvador, levando acesso à Justiça e serviços de cidadania à população local.

Os atendimentos aconteceram na terça (21) e quarta-feira (22), exatamente durante as comemorações pelos 64 anos de emancipação política da cidade, que está vivendo uma semana de festividades.

Durante os dois dias de atividades, a equipe da Instituição realizou 80 atendimentos, com destaque para as orientações jurídicas e serviços voltados à regularização de registros civis — como casos de documentos rasurados ou com erros, que puderam ser retificados para a emissão da segunda via em cartório. Além disso, foram distribuídas 235 cartilhas institucionais que ensinam à população de maneira simplificada sobre temas diversos do Direito.

Com cerca de 13 mil habitantes, grande parte deles residentes na zona rural, o município recebeu a visita da Defensoria em um momento simbólico.

“A Defensoria plantou uma semente de acesso à Justiça em Nova Canaã. Essa primeira vez na cidade abre caminho para que mais pessoas conheçam e confiem na instituição, reforçando o nosso compromisso em chegar a todas as regiões do estado e garantir que pessoas em locais mais afastados também tenham acesso a serviços essenciais e orientação jurídica gratuita”, afirmou a defensora pública Camila Berenguer, coordenadora da Unidade Móvel.

O prefeito Doi Rocha também comemorou a presença da Defensoria durante as celebrações do aniversário da cidade.

“Canaã recebeu esse grande presente. Agradeço à Defensoria por essa parceria que fizemos para levar atendimento e resolver problemas de nossa comunidade. Estamos de braços abertos para receber mais vezes essa parceria importantíssima para nossa população”, declarou.

Durante os diálogos entre as equipes, a Prefeitura de Nova Canaã demonstrou interesse em articular novos atendimentos da Defensoria em conjunto com prefeituras de cidades limítrofes, ampliando o alcance da ação e o atendimento à região.

Participaram da itinerância a defensora coordenadora da regional de Vitória da Conquista, Ana Luiza Brito, o coordenador da regional de Itabuna, Washington Andrade, além de uma equipe de 13 servidoras e servidores que atuam em Salvador, Vitória da Conquista e Itabuna.

Exames de DNA gratuitos

Outro destaque da ação foi a realização de 22 coletas de material genético para exames de DNA, voltados à investigação de paternidade, um dos serviços mais procurados pela população.

Um dos beneficiados foi Célio Oliveira e Silva, trabalhador rural, 27 anos, que viu a divulgação do atendimento da Defensoria Pública num grupo de whatsapp. Foi ele mesmo quem convidou a mãe da pequena Luna, com apenas oito dias de nascida, para comparecer na unidade móvel e fazer o teste de DNA.

“Aproveitei a oportunidade para fazer o exame de DNA, porque no momento eu não tenho condição de pagar. Um amigo meu disse que tem exame que custa 5 mil reais. Teria que trabalhar de cinco a seis meses para arcar. E como o exame é gratuito…”, comemorou Célio.

Segundo ele, mesmo com as dificuldades financeiras, garante assumir o compromisso de cuidar e prover a suposta filha, caso o teste seja positivo. Trabalhador rural e ‘faz-tudo’, ele pega serviços variados para poder se manter e sustentar outra filha que tem. 

“O certo é agir como pai. Faço o que posso, sempre ajudo com dinheiro, roupa, medicamento, fruta, verdura, além do valor da pensão. Do mesmo jeito, vai ser com essa criança, vou assumir a responsabilidade”, garante.