Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Servidoras da DPE são destaque no Prêmio Boas Práticas 2025 e reforçam avanços na nova Diretoria de Gestão de Pessoas

29/10/2025 03:10 | Por Larissa Santos

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (28), durante as comemorações pelo Dia do Servidor Público, as servidoras Joana Pinheiro e Rute Lopes, atualmente lotadas na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), foram laureadas com o Prêmio Boas Práticas 2025. A iniciativa tem o objetivo incentivar e dar visibilidade aos servidores da administração pública estadual que desenvolvem ações voltadas à promoção de um ambiente de trabalho decente, ao estímulo da criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e à melhoria da qualidade dos serviços públicos. O resultado marca também os avanços da nova DGP, que vem implementando uma série de ações voltadas à valorização dos servidores e à modernização da gestão pública na DPE/BA.

A diretora de gestão de pessoas, Joana Pinheiro, destacou que o prêmio reflete o espírito colaborativo e o compromisso com a excelência no serviço público. “Para a gente é uma honra não só pelo reconhecimento e valorização de receber do governador do estado um prêmio como esse, mas pela questão da gente estar ali vinculado a outros tantos. A gente vê muitas notícias ruins sobre servidores públicos, e sabemos da luta de todos os dias. As boas práticas são uma forma de mostrar que o servidor trabalha”, revela.

Embora o projeto premiado tenha sido desenvolvido em outra instituição, Joana ressalta que os aprendizados e experiências adquiridas podem ser aproveitados na Defensoria. “A gente não consegue trazer da forma que foi implementada até porque a Defensoria tem suas especificidades em relação ao regramento. Porém, todo conhecimento viabiliza também o projeto que a gente vai lançar agora, que é o benefício especial, que é um simulador também, e que traz muitas questões ligadas ao regramento de aposentadoria”, explica.

A premiação ocorre em um momento em que as ações implementadas pela DGP ganham destaque, com avanços significativos na modernização dos processos internos, valorização dos servidores e promoção de iniciativas voltadas à capacitação, ao bem-estar e ao desenvolvimento profissional.

Segundo a coordenadora da DGP, Rute Lopes, essas medidas têm contribuído para aumentar a eficiência, reduzir burocracias e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador. “Essas iniciativas têm promovido maior eficiência administrativa, transparência e engajamento, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à população e no fortalecimento da Defensoria como uma instituição moderna, humana e comprometida”, ressalta.

A edição 2025 do Prêmio Boas Práticas contou com 198 iniciativas inscritas. O projeto apresentado pelas servidoras, intitulado Simulador de Aposentadoria – Disseminador da Cultura Previdenciária, tem como objetivo disponibilizar, de forma transparente e acessível, informações sobre a aposentadoria para os servidores efetivos do Poder Executivo, incluindo civis e militares.