Estão disponíveis 20 ingressos para quem deseja assistir presencialmente ao 1º Seminário sobre Cotas Raciais nas Defensorias Públicas: Por uma Sociedade Antirracista, que será realizado em 16 de fevereiro, das 8h30 às 16h30, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep. Os ingressos devem ser retirados no site do Sympla, mas haverá também transmissão ao vivo para o canal da Defensoria Bahia no Youtube. Podem se inscrever defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e público externo.
Além de discutir as cotas raciais, o evento também irá debater as ações afirmativas e bancas de heteroidentificação nas Defensorias Públicas. A mesa de abertura será composta pelo defensor-geral, Rafson Ximenes, a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, que é presidente do Condege; a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis; a defensora pública baiana e coordenadora da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores, Clarissa Freitas; o defensor público e presidente da Associação de Defensoras e Defensores da Bahia, Igor Santos; e o assessor especial da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia, Ailton dos Santos.
Quatro mesas estão previstas:
Mesa I – Ações afirmativas e importância das cotas nos concursos públicos das Defensorias Públicas como alargamento dos processos democráticos e de justiça
Mesa II – Bancas de heteroidentificação racial e enfrentamento às fraudes nos órgãos públicos
Mesa III – Mapa das ações afirmativas e implantação nas defensorias Públicas do Brasil
Mesa IV – Diversidade racial e cotas raciais nas Defensorias Públicas: percepções de servidores(as), defensores(as), técnicos(as) e estagiários(as)