Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Semana da Defensoria 2025 traz programação específica para servidores(as) e estagiários(as). Confira:

Atividades acontecerão em locais separados devido às especificidades de cada público e à capacidade física dos espaços; todos poderão prestigiar a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Defensorial e demais atividades previstas
14/05/2025 05:05 | Por Tunísia Cores
Semana da Defensoria 2025 traz programação específica para servidores(as) e estagiários(as). Confira:
Semana da Defensoria 2025 traz programação específica para servidores(as) e estagiários(as). Confira:

Pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) trará uma programação específica para servidores(as) e estagiários(as) durante a Semana da Defensoria, que este ano acontecerá nos dias 26 e 27 de maio. No primeiro dia, as atividades serão direcionadas aos servidores(as) e estagiários(as) de nível superior e residentes jurídicos. Já o segundo dia será dedicado aos estagiários de nível médio e técnico.

O diretor da Escola Superior (Esdep), defensor público Alan Roque, explicou que a ideia de trazer programações específicas surgiu a partir das particularidades de cada público interno da Instituição. “Pensamos em uma dinâmica que contemplasse temas relevantes para cada público e se adequasse à capacidade física dos espaços disponíveis. Além disso, todos os públicos poderão participar da programação ampliada, prestigiando, por exemplo, homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial e demais atividades previstas”.

Palestras e valorização de talentos

Grande parte da programação será conduzida por servidores(as) da própria Defensoria. “Nós olhamos para dentro da Defensoria e reconhecemos preciosidades, talentos que estavam escondidos aqui. Eles irão contribuir para uma Semana mais inclusiva, leve, que pensa na formação e na construção da identidade da Instituição a partir desse senso de pertencimento”, avaliou o diretor Alan Roque.

Um ponto em comum em todas as programações da Semana da Defensoria é a existência de palestras com relacionadas à saúde mental e a inteligência emocional. “Abordar esse tema com todos os públicos internos é um reflexo do olhar cuidadoso que temos com as nossas equipes. A ideia é abordar esses pontos de forma leve, dinâmica”, explicou Alan Roque. Para montar as programações, a Esdep dialogou diretamente com servidores especializados, em especial nas áreas de Psicologia e Assistência Social.

Confira abaixo a programação completa

Servidores(as) públicos(as)

Data: 26 de maio

Onde: Auditórios 01 e 02 da Escola Superior (Esdep)

 

8h – Café da manhã de boas-vindas com música ao vivo

9h10 – Abertura do evento

Diretor da Esdep, Alan Roque; diretor-geral, Franco Bahia; e a diretora de Gestão de Pessoas Joana Pinheiro

 

9h30 – Palestra sobre “Saúde mental e valorização do servidor”

Andréa Maria Santos, psicóloga

 

10h30 – Palestra sobre “Boas Práticas no Serviço Público”

Ivone Miranda, servidora pública da Saeb

 

11h30 – Encerramento: declamação de poesia e momento lúdico

José Hermes Fernandes, servidor da DPE/BA

Estagiários(as) de nível superior e residentes jurídicos

Data: 26 de maio

Local: Teatro Uneb, localizado na rua Silveira Martins, 2555

Transmissão: Canal do YouTube da TV UNEB

 

Turno matutino

8h30 –  Abertura

Diretor da Esdep, Alan Roque; coordenador de Estágio de Nível Superior, Gabriel Tavares; coordenadora de Gestão de Benefícios e Cadastro Funcional, Anaile Lima

9h – Palestra “Saúde Mental e Inteligência Emocional”

Vaneicia Soares, a assistente social da DPE/BA; Sheila Cruz, psicóloga da DPE/BA

9h45 – Intervalo

10h – Palestra sobre Direitos Humanos

Christianne Gurgel, professora de Direito do Trabalho (UCSAL) e diretora da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ Bahia)

11h – Apresentação sobre Execução de Honorário

Andreza Pereira, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Honorários da DPE/BA

12h – Encerramento

 

Turno Vespertino

13h30 – Abertura

Diretor da Esdep, Alan Roque; coordenador de Estágio de Nível Superior, Gabriel Tavares; coordenadora de Gestão de Benefícios e Cadastro Funcional, Anaile Lima

13h40 – Palestra sobre Direitos Humanos

Christianne Gurgel, professora de Direito do Trabalho (UCSAL) e diretora da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ Bahia)

15h30  – Intervalo

15h45 – Palestra “Saúde Mental e Inteligência Emocional”

Vaneicia Soares, a assistente social da DPE/BA

17h – Encerramento

Estagiários(as) de níveis médio e técnico

Data: 27 de maio

Local: Auditório 1 da Escola Superior (Esdep)

Transmissão: Google Meet

 

Turno matutino

8h30 às 12h – Palestra “Saúde Mental e Inteligência Emocional”

Vaneicia Soares, assistente social da DPE/BA; Sheila Cruz, psicóloga da DPE/BA

10h – Intervalo

12h – Encerramento

 

Turno vespertino

13h30 às 17h – Palestra “Saúde Mental e Inteligência Emocional”

Vaneicia Soares, assistente social da DPE/BA; Sheila Cruz, psicóloga da DPE/BA

15h – Intervalo

17h – Encerramento