Fotos: Dedeco Macedo e Mateus Bonfim
Uma tarde de agradecimento e reconhecimento marcou o início da Semana da Defensoria 2025. O primeiro dia do evento foi encerrado com chave de esmeralda, celebrando o trabalho árduo de defensoras(es), servidoras(es) e autoridades que contribuíram para o fortalecimento da instituição.
Quatro mulheres de garra e coragem foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial nesta segunda-feira (26): as defensoras públicas Maria Auxiliadora e Josenilda Ferreira, e as servidoras Isadora Cardim e Verônica Teixeira.
“Viver a Defensoria é viver intensamente! Recebo a medalha não como um projeto individual, mas como uma mobilização de forças que me levam a superar dificuldades incontáveis na luta por uma Defensoria plena na sua autonomia. O momento é de agradecimento”, destacou a defensora Maria Auxiliadora, que soma mais de 31 anos de carreira.
Homenageada na categoria Contribuição Profissional, ela agradeceu aos colegas de jornada e desejou bênçãos à Defensoria, com votos de que seu desenvolvimento pleno seja alcançado. Maria Auxiliadora foi eleita corregedora-geral da DPE/BA para o biênio 2025/2027, com início do mandato previsto para 31 de maio de 2025.

A servidora Isadora Cardim, que atua na Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE/BA, em Salvador, destacou que a medalha representa um incentivo para continuar servindo com empatia, responsabilidade e humanidade.
“A Defensoria é mais do que um órgão: é um instrumento vivo de transformação social, que dá voz àqueles que muitas vezes não são ouvidos. Fazer parte desse trabalho é um privilégio e uma grande responsabilidade, que carrego com seriedade e paixão”, reforçou Isadora.
Ao todo, seis pessoas foram homenageadas, escolhidas em sessão pelo Conselho Superior da DPE/BA. Instituída em 2008, a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial é uma forma de reconhecer quem se destaca em sua área de atuação e contribui para a democratização do acesso à justiça. A honraria é destinada a defensoras(es) públicas(os) em atividade, servidoras(es) da instituição, além de autoridades ou personalidades que prestaram serviços relevantes à DPE/BA.
Conheça os(as) homenageados(as):
Conheça os(as) homenageados(as):
Categoria: Contribuição Profissional

- Maria Auxiliadora Santana Bispo Teixeira — Defensora pública desde 1994, presidenta do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) e integrante do Conselho Superior. Assumirá pela segunda vez o cargo de corregedora-geral da DPE/BA a partir de 31 de maio de 2025.

- Josenilda Alves Ferreira — Defensora pública desde 1997. Atuou como subcoordenadora dos Juizados Especiais Cível e Criminal, corregedora-adjunta e foi integrante do Conselho Superior. Atualmente, trabalha na Especializada de Família e Sucessões.
Categoria: Contribuição “De União para Servir o Povo”

- Isadora Menezes Cardim — Ingressou na Defensoria em 2014. É formada em Direito e atua, desde 2015, na Coordenação da Especializada Criminal e de Execução Penal na Capital.

- Verônica Teixeira — Ingressou na Defensoria em 2013. Formada em Serviço Social, já ocupou diversos cargos na instituição e atualmente é servidora da Coordenação da 15ª Regional de Guanambi.
Categoria: Contribuição Honorífica
- Rosemberg Evangelista Pinto — Deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2011. Atualmente, é líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
- Adolpho Loyola — Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin). Já foi chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues e diretor executivo na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia.
Não caia no golpe! O atendimento na Defensoria Pública é totalmente gratuito. A instituição nunca cobra pelos serviços prestados. Se alguém se passar pela DPE/BA e pedir dinheiro para atender ou resolver causas na justiça, é golpe! Denuncie!