Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Seleção para estágio de Direito na Defensoria foi realizada nesse domingo

19/02/2017 04:02 | Por
Seleção para estágio de Direito na Defensoria foi realizada nesse domingo
Seleção para estágio de Direito na Defensoria foi realizada nesse domingo
As provas foram realizadas em cinco municípios baianos

Na manhã desse domingo, 19, estudantes de Direito se submeteram à seleção para vagas de estágio jurídico na Defensoria Pública do Estado – DPE/BA. Organizada pela Fundação Cefet, a seleção aconteceu em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro para o preenchimento de 44 vagas. Com o total de 2.802 candidatos inscritos, o índice de abstenção foi de 26, 14%. O gabarito será disponibilizado na segunda-feira, 20, e, após a divulgação do resultado, os aprovados serão convocados de acordo com o edital do certame.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considera esse momento muito importante para a Instituição. "Já fui estagiário da Defensoria Pública e foi nesse momento que tive o conhecimento do que era e de que forma funcionava. E foi a partir daí que nasceu em mim a vontade de ser defensor público". Para o defensor geral, essa também é uma forma de aproximar o meio acadêmico do trabalho realizado pela Instituição.

Para a candidata Mariana Gonçalves, que cursa o 6° semestre na Faculdade Estácio de Sá, a oportunidade de estágio na DPE/BA veio em boa hora: "O número de oportunidades de estágio caiu. A crise econômica que o país está atravessando causou está queda". Já Marília Prazeres, estudante do 7° semestre na Unifacs, vê na oportunidade de estágio uma chance de conhecer de perto a carreira que pretende seguir. "Pelo que eu conheço das atividades exercidas por um defensor público creio que seja isso que eu quero para vida. Se passar e tiver a chance de conhecer a rotina isso será decisivo no rumo que eu vou tomar", disse Marília.

Segundo a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, Firmiane Venâncio, além dos novos estagiários da capital, os que estiverem em comarcas no interior também poderão participar do Curso de Formação através de videoconferência. A realização das provas, que ocorreu em Salvador na Escola Politécnica da UFBA e no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, mais conhecido como PAF I, foi acompanhada pelo coordenador de Estágio de Nível Superior da Defensoria, Gabriel Tavares, e pelo coordenador geral da Fundação Cefet, Maurício Mascarenhas.

A seleção contou ainda com o apoio do Instituto Pedro Melo, que auxiliou na identificação de candidatos que não portavam RG ou cujos documentos não coincidiram de alguma forma com o original. De acordo com Maurício Mascarenhas, o auxílio do Instituto garante a transparência do processo. Foram realizados 63 serviços de datiloscopia.