Os consumidores de energia elétrica na Bahia enfrentaram problemas para pagar as contas de luz nas casas lotéricas nos últimos dias. Filas imensas se formaram até que o contrato que ficou suspenso por 43 dias, entre a Caixa Econômica Federal – CEF e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) – empresa do Grupo Neoenergia – fosse restabelecido. Diante do imbróglio, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta segunda-feira, 16, de uma reunião na sede do Procon/BA.
O superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira, informou que o encontro teve por objetivo esclarecer acerca da interrupção temporária no contrato entre as referidas empresas além de avaliar as consequências do impasse que causou transtornos a milhares de consumidores.
Também participaram da reunião representantes do Sindicato das Lotéricas, Conselho de Consumidores, Caixa Econômica, Coelba e liderança comunitária. Na ocasião, o subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública da DPE/BA, Gil Braga, recomendou que a Coelba aderisse a plataforma consumidor.gov como forma de potencializar seus canais de solução com o consumidor. Ainda de acordo com ele, a ferramenta digital aumenta as chances de resolver demandas de forma mais rápida e extrajudicial, ou seja, sem levar a questão à Justiça.
Entre os encaminhamentos da reunião, ficou decidido que a Coelba e a Caixa terão que apresentar até o dia 23 de julho o histórico do plano de divulgação junto às instituições sobre o pagamento das faturas em lotéricas durante o período de junho e julho; até o dia 13 de agosto a Coelba terá que apresentar os critérios utilizados e resultados alcançados na categorização dos consumidores que foram impactados pela suspensão do convênio com a lotérica e aqueles que diante da análise estariam aptos a receber a isenção de multas e juros.
Na opinião do representante do Conselho do Consumidor, Max Muniz, o encontro foi bastante proveitoso: “O objetivo maior de atender o cidadão tem que prevalecer sempre”, finalizou ele.