A Defensoria Pública do Estado da Bahia, representada pela subdefensora-geral Mônica Soares, participou de uma reunião com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), nesta sexta-feira (14), para discutir a possibilidade de ampliação de projetos hídricos na região Norte do Estado, área onde a DPE/BA desenvolve o Projeto Renascença.
Durante o encontro, a Defensoria apresentou solicitações recebidas da população, com destaque para a necessidade de instalação, recuperação e ampliação de poços artesianos. As demandas tornam-se ainda mais urgentes diante da aproximação do verão, período em que a estiagem se intensifica e o acesso à água se torna mais crítico.

A Cerb, representada pelo diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Zarur Assis, e pelo gerente Vinícius Grassi, se comprometeu a levar tais demandas ao diretor-presidente do órgão, Jaime Vieira Lima Filho, e a dar continuidade à discussão do tema.
“Solicitamos essa reunião para tratar da situação de escassez hídrica que afeta o Norte do Estado, especialmente diante da constatação de que essa região foi a que menos recebeu investimentos de recursos hídricos, conforme o relatório operacional do governo da Bahia, apresentado em 2024”, explica a subdefensora Mônica Soares.
Ela afirma ainda que o encontro desta sexta-feira foi um momento inicial para apresentação do projeto Renascença e para informar demandas da população, que precisa urgentemente de acesso à água, diante da irregularidade do abastecimento na região.
“Nesse primeiro momento, apresentamos o projeto e fizemos a solicitação para que a Cerb faça seus planejamentos. Em um segundo momento, iremos verificar, de forma conjunta, quais ações a gente pode empreender no Norte do Estado”, finalizou.
PROJETO RENASCENÇA
A reunião representa mais um passo na consolidação de estratégias integradas voltadas à segurança hídrica, à proteção de direitos e à articulação de políticas públicas para comunidades vulnerabilizadas do norte da Bahia, área ameaçada de desertificação. É nessa região, pela urgência de intervenção e pela vulnerabilidade extrema em que se encontra a população, que a Defensoria tem desenvolvido o projeto Renascença, uma iniciativa voltada à política pública e segurança alimentar nos municípios de Rodelas, Abaré, Chorrochó e Macururé, no Norte do Estado, que busca articular políticas públicas, apoiar comunidades locais e promover medidas que garantam acesso à alimentação, direitos sociais e proteção diante das especificidades climáticas da região.





