O Projeto Defensoria Presente nas Instituições Sociais, idealizado pela 12ª Regional, deu início às suas atividades em Jequié na última semana. A iniciativa institucional é voltada à aproximação da Defensoria com entidades filantrópicas e de acolhimento social da região.
A primeira ação ocorreu na Fundação Abrigo Leur Britto que acolhe 64 idosos e idosas, nesta quinta-feira (23). Durante a visita, foram realizadas orientações jurídicas, escuta qualificada, atividades lúdicas, atendimentos odontológicos e a entrega de doações arrecadadas junto à sociedade civil e parceiros como a OAB Subseção Jequié, Câmara de Vereadores de Jequié, Prefeitura Municipal de Jequié, Rotary Club Vale das Montanhas Jequié e InBahia. Maria Luciene, diretora do abrigo, salienta que os serviços trazidos às pessoas idosas é garantir cidadania e dignidade a todas as pessoas. “Nós queremos agradecer essa solidariedade, esse caminhar juntos, nós precisamos disso!”, disse a diretora.
Segundo a coordenadora da 12ª Regional, defensora pública Itanna Pelegrini, o projeto reforça o compromisso com a dignidade e os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Mais do que uma ação pontual, este projeto representa um elo permanente entre a Defensoria e a comunidade. É um gesto de cuidado, solidariedade e presença onde ela é mais necessária.”, ressalta a defensora. O vereador de Jequié Aroldo Brito reforçou a importância de ter instituições como a Defensoria por perto. “Cuidar da população mais vulnerável é o nosso papel. E ter as instituições por perto fortalece a nossa rede de cuidado.”, reforça o vereador.
A proposta prevê visitas periódicas a instituições de Jequié e Ipiaú, fortalecendo o papel social da Defensoria Pública e sua missão de garantir acesso à justiça e promoção dos direitos humanos.
















