Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Prerrogativa de requisição está entre as pautas da reunião do Condege na Bahia

15/02/2022 12:02 | Por tao_adm
Prerrogativa de requisição está entre as pautas da reunião do Condege na Bahia
Prerrogativa de requisição está entre as pautas da reunião do Condege na Bahia

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decide acerca da constitucionalidade do principal mecanismo de atuação extrajudicial das defensorias públicas, a prerrogativa de requisição, defensores(as) públicos(as) gerais de todo país se reúnem em Salvador para discutir esse e demais temas relacionados ao aprimoramento do acesso à justiça pelos grupos mais vulneráveis. Trata-se da 59ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

A programação a ser cumprida pelos dirigentes das defensorias públicas brasileiras se estende pelos dias 16 e 17 de fevereiro, na Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, e inclui o 1º Seminário sobre Cotas Raciais nas Defensorias Públicas no primeiro dia e, no segundo dia, a discussão de demais temas relevantes para o acesso à justiça e políticas públicas que impactam os(as) assistidos(as) das defensorias públicas.

Entre as pautas da 59ª Reunião do Condege estão a assinatura do termo de cooperação entre o Grupo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública nos Tribunais Superiores (GAETS) e as defensorias públicas, a criação da Comissão do Condege de Defensoras e Defensores Públicos com Atuação nos Tribunais de Justiça; além de discussões sobre os assuntos legislativos e judiciais que envolve a Defensoria Pública no Brasil, como é o caso do julgamento da ADI 6852, que pede a inconstitucionalidade da prerrogativa de requisição, e da proposta de elaboração de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criar o Conselho Nacional da Defensoria Pública.

Para o defensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes, anfitrião do encontro, é motivo de orgulho sediar a 59ª Reunião do Condege. Segundo ele, foi uma solicitação do Conselho que a atividade acontecesse no estado. “Isso é uma demonstração do respeito a nível nacional que há para com a Defensoria Pública baiana”, avaliou.

Serviço

O quê: 59ª Reunião Ordinária do Condege – Encontro presencial apenas para defensore(as) públicos(as) gerais
Quando: 16 e 17 de fevereiro, a partir das 9h
Onde: Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP