Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Porto Seguro encerra ciclo de conferências públicas no interior da Bahia

27/05/2018 12:05 | Por tao_adm
Porto Seguro encerra ciclo de conferências públicas no interior da Bahia
Porto Seguro encerra ciclo de conferências públicas no interior da Bahia

Embora seja considerada patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO e um dos mais importantes centros turísticos a nível nacional e internacional, a cidade de Porto Seguro carrega inúmeros problemas sociais. Falta de acessibilidade, escolas em condições precárias, violação dos direitos dos idosos foram alguns pontos levantados pelos cidadãos porto-segurenses na conferência pública para a elaboração do orçamento participativo da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

Para um maior esclarecimento, o defensor público e assessor do Gabinete, Pedro Bahia, apresentou o trabalho executado pela Defensoria Pública, suas áreas de atuação bem como a sua missão na garantia de direitos. A técnica em orçamento da Defensoria, Rosa Barboza, falou dos avanços que a Instituição já obteve em razão de demandas levantadas durante as Conferências Públicas anteriores.

A realidade de uma pessoa com deficiência é dura, as adversidades não dão trégua, e esse foi um dos pontos levantados durante a conferência. Engana-se quem pensa que o conceito de acessível está entrelaçado apenas no que diz respeito à mobilidade. A ideia também se refere a outras esferas, como o acesso à educação e cultura, o trabalho, a saúde e ao lazer. Em relação a essa questão, Joyce Oliveira, que participou da conferência pública pediu a interlocução da Defensoria para que pessoas com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade.

Já a professora Juliana Queiroz pediu um olhar voltado para o setor educacional. De acordo com ela, crianças e adolescentes estão tendo o direito a educação violados isso porque as escolas municipais encontram-se em situação precária.

Os defensores públicos atuantes no município, José Renato Bernardes da Costa e Matheus Mazzilli Fassy, participaram da atividade e apresentaram suas respectivas áreas de atuação para a população presente.

Também estiveram presentes os representantes do Grupo Operativo – GO da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Andréia Silva de Lima e Rafael Emídio Torres. A conferência pública de Salvador será no dia 29 de maio.