Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Ouvidoria Cidadã da DPE/BA realiza formação humanizada para servidores (as) e estagiários (as) na ESDEP

23/10/2025 04:10 | Por Naiara Pinto

Fotos: Mateus Bonfim

A fim de compreender melhor o funcionamento e a atuação de distintos setores da Defensoria Pública da Bahia, servidores e servidoras da Ouvidoria Cidadã passaram por uma atividade de formação na manhã desta quinta-feira (23). A formação humanizada aconteceu no auditório da Escola Superior (Esdep) da DPE/BA.

Nesta etapa do treinamento, foram apresentadas a estrutura e áreas de atuação do  Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem Bahia), bem como o alcance da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e o funcionamento do setores de arquivo e transporte da DPE.

A relevância da formação foi destacada pela servidora Dominique de Jesus, analista técnica judiciária lotada na Ouvidoria, justamente onde são recebidas demandas de diversas temáticas das distintas áreas de atendimento da Defensoria. “É muito importante a gente compreender o fluxo e as especializações de cada temática, de cada especializada, de cada núcleo. Porque assim a gente consegue identificar a melhor forma de encaminhar a demanda que chega até nós.”, destaca.

A formação continua na próxima semana, apresentando o Núcleo de Equidade Racial, Núcleo de Igualdade Étnica, Pop Rua, Corregedoria e 1ª Vara de Direitos Humanos, no auditório da Esdep.  Para a ouvidora-geral da DPE/BA, Tamikuã Pataxó, com essa formação, a equipe da ouvidoria estará mais qualificada para receber as demandas da população. “O objetivo principal é transformar a nossa equipe, no trato humanizado para o atendimento ao público tão necessitado. Então, nessa formação são várias temáticas, todas voltadas para esse objetivo para que os funcionários, os servidores pudessem conhecer de fato o papel da ouvidoria e a importância de se fazer um trabalho humanizado, para garantir os direitos das pessoas vulneráveis do nosso Estado”, conclui.