COMUNICAÇÃO

Especializada de Direitos Humanos faz vistoria em Casa de Acolhimento na Ribeira

12/08/2011 15:29 | Por

Em virtude da necessidade de apurar denúncias referentes a situação de superlotação e precariedade dos albergues das cidades, obtidas através de debates realizados pelo Movimento População de Rua, a Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio da subcoordenadora Fabiana Miranda, da defensora pública Eva Rodrigues, e da ouvidora geral da Defensoria, Tânia Palma, realizou uma vistoria à Casa de Pernoite, no bairro de Roma, vinculada a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão- SETAD.


A presença da Defensoria Pública no local que, atualmente abriga 93 pessoas em situação de rua, despertou nos albergados o estímulo para relatar as mais diversas situações e condições de precariedade. Ao concordar com a coordenadora do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia, a gerente da casa Marielza Beijoim, afirma que "falta estrutura adequada aos internos e um planejamento focado na educação". Segundo a defensora pública Eva Rodrigues, "o intuito é intensificar a vistoria e, com a coleta de dados, conhecer mais e melhor esse público", afirma.


De acordo com a coordenadora da Especializa, um relatório com algumas recomendações para a melhoria do abrigo será encaminhado à SETAD. "Ao mesmo tempo em que eles aprendem a conviver no local, temos que solicitar à Secretaria qualidade nos serviços e isso nós iremos fazer", completa Fabiana, ao relatar que a Defensoria entende a demanda, mas acredita que se possa unir forças para que seja cumprido o papel de cada instituição. A Especializada em Direitos Humanos atuou junto ao Núcleo de Proteção à Mulher e Núcleo Fundiário da Defensoria.