Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Especializada de Direitos Humanos faz vistoria em Casa de Acolhimento na Ribeira

12/08/2011 03:08 | Por tao_adm
Especializada de Direitos Humanos faz vistoria em Casa de Acolhimento na Ribeira
Especializada de Direitos Humanos faz vistoria em Casa de Acolhimento na Ribeira

Em virtude da necessidade de apurar denúncias referentes a situação de superlotação e precariedade dos albergues das cidades, obtidas através de debates realizados pelo Movimento População de Rua, a Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio da subcoordenadora Fabiana Miranda, da defensora pública Eva Rodrigues, e da ouvidora geral da Defensoria, Tânia Palma, realizou uma vistoria à Casa de Pernoite, no bairro de Roma, vinculada a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão- SETAD.

A presença da Defensoria Pública no local que, atualmente abriga 93 pessoas em situação de rua, despertou nos albergados o estímulo para relatar as mais diversas situações e condições de precariedade. Ao concordar com a coordenadora do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia, a gerente da casa Marielza Beijoim, afirma que "falta estrutura adequada aos internos e um planejamento focado na educação". Segundo a defensora pública Eva Rodrigues, "o intuito é intensificar a vistoria e, com a coleta de dados, conhecer mais e melhor esse público", afirma.

De acordo com a coordenadora da Especializa, um relatório com algumas recomendações para a melhoria do abrigo será encaminhado à SETAD. "Ao mesmo tempo em que eles aprendem a conviver no local, temos que solicitar à Secretaria qualidade nos serviços e isso nós iremos fazer", completa Fabiana, ao relatar que a Defensoria entende a demanda, mas acredita que se possa unir forças para que seja cumprido o papel de cada instituição. A Especializada em Direitos Humanos atuou junto ao Núcleo de Proteção à Mulher e Núcleo Fundiário da Defensoria.