A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) deu mais um passo importante rumo à modernização dos seus processos internos. Desde a manhã desta segunda-feira (16), está disponível o formato digital da Carteira de Identidade Funcional dos(as) defensores(as) públicos(as) da Instituição. O novo modelo pode ser acessado por meio do aplicativo ProID, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celular.
Além de promover praticidade e agilidade para os membros da carreira, a medida representa um avanço no compromisso da Defensoria com soluções tecnológicas que qualificam a gestão e ampliam a eficiência institucional. A transformação digital das carteiras funcionais integra uma estratégia mais ampla de inovação, voltada à desburocratização, à segurança da informação e ao uso inteligente da tecnologia no serviço público.
Instituída pela Portaria nº 731/2025, de 23 de maio de 2025, a carteira digital é uma iniciativa da Diretoria Geral e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
“Um dos pilares desta gestão é a inovação. A carteira funcional dos defensores e defensoras é uma solução digital. O novo formato garante praticidade, segurança e economia. Entre os recursos disponíveis, há a mensageria, que será mais um canal de comunicação com os defensores públicos, e também a possibilidade de tratar o cadastro de forma mais ágil e otimizada, com acompanhamento em tempo real de alterações nos dados funcionais e pessoais, por exemplo”, explicou a diretora de Gestão de Pessoas, Joana Pinheiro.
Com tecnologia de ponta e validação por QR Code, a nova carteira oferece uma camada extra de segurança e confiabilidade, utilizando o mesmo sistema da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
“É uma carteira segura e à prova de fraudes. Ao ler o QR Code disponível no documento, qualquer pessoa pode confirmar a veracidade do documento digital”, acrescentou Joana.
Além da segurança, o novo formato elimina custos com impressão, reduz o uso de papel e fortalece o compromisso institucional com a sustentabilidade.
O número da matrícula funcional, necessário para o cadastro no aplicativo, pode ser consultado no contracheque. Caso o(a) defensor(a) ainda não tenha enviado os dados, é possível regularizar a situação agendando atendimento via WhatsApp pelo canal Fala Pessoal, da DGP: (71) 99715-5813.