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Na palma da mão: carteiras funcionais digitais de defensores(as) públicos(as) já estão disponíveis

Apostando na inovação e na eficiência da gestão pública, a DPE/BA lança a carteira funcional digital para defensoras e defensores
16/06/2025 01:06 | Por Ascom DPE-BA
Na palma da mão: carteiras funcionais digitais de defensores(as) públicos(as) já estão disponíveis
Na palma da mão: carteiras funcionais digitais de defensores(as) públicos(as) já estão disponíveis

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) deu mais um passo importante rumo à modernização dos seus processos internos. Desde a manhã desta segunda-feira (16), está disponível o formato digital da Carteira de Identidade Funcional dos(as) defensores(as) públicos(as) da Instituição. O novo modelo pode ser acessado por meio do aplicativo ProID, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celular.

Além de promover praticidade e agilidade para os membros da carreira, a medida representa um avanço no compromisso da Defensoria com soluções tecnológicas que qualificam a gestão e ampliam a eficiência institucional. A transformação digital das carteiras funcionais integra uma estratégia mais ampla de inovação, voltada à desburocratização, à segurança da informação e ao uso inteligente da tecnologia no serviço público.

Instituída pela Portaria nº 731/2025, de 23 de maio de 2025, a carteira digital é uma iniciativa da Diretoria Geral e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“Um dos pilares desta gestão é a inovação. A carteira funcional dos defensores e defensoras é uma solução digital. O novo formato garante praticidade, segurança e economia. Entre os recursos disponíveis, há a mensageria, que será mais um canal de comunicação com os defensores públicos, e também a possibilidade de tratar o cadastro de forma mais ágil e otimizada, com acompanhamento em tempo real de alterações nos dados funcionais e pessoais, por exemplo”, explicou a diretora de Gestão de Pessoas, Joana Pinheiro.

Com tecnologia de ponta e validação por QR Code, a nova carteira oferece uma camada extra de segurança e confiabilidade, utilizando o mesmo sistema da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

“É uma carteira segura e à prova de fraudes. Ao ler o QR Code disponível no documento, qualquer pessoa pode confirmar a veracidade do documento digital”, acrescentou Joana.

Além da segurança, o novo formato elimina custos com impressão, reduz o uso de papel e fortalece o compromisso institucional com a sustentabilidade.

O número da matrícula funcional, necessário para o cadastro no aplicativo, pode ser consultado no contracheque. Caso o(a) defensor(a) ainda não tenha enviado os dados, é possível regularizar a situação agendando atendimento via WhatsApp pelo canal Fala Pessoal, da DGP: (71) 99715-5813.