Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Moradores da Boca do Rio recebem assistência jurídica em evento de integração social

27/11/2012 01:11 | Por tao_adm
Moradores da Boca do Rio recebem assistência jurídica em evento de integração social
Moradores da Boca do Rio recebem assistência jurídica em evento de integração social

Promovida pela primeira vez pelo Distrito Sanitário de Saúde da Boca do Rio, a 1ª Ação de Integração Social foi realizada na manhã de sábado (24), na Igreja Batista Nova Esperança, no bairro da Boca do Rio. O evento que acontece anualmente, ministrado pela própria igreja, contou com a presença da Defensoria que orientou e esclareceu aos assistidos sobre as diversas áreas de atuação da instituição.

Um dos responsáveis pela igreja, o pastor Robson Leite de Ávila, 39 anos, destaca a importância da Defensoria está presente no evento para a constituição da cidadania. Além disso, acredita que promover ocasiões como esta é um dos papéis da igreja: "Como igreja, é necessária a busca pelo processo educacional que pode transformar os dias e as pessoas, levando em consideração a presença da Defensoria aqui, representando um acesso mais fácil à justiça e colaborando para formação desses cidadãos".

A igreja oferece semanalmente serviços culturais, a exemplo da aula de dança para crianças e possui uma biblioteca comunitária, aberta ao público, que recebe visitas semanalmente de escolas municipais. Atualmente, estão sendo implantados pontos de internet na biblioteca para facilitar o acesso ao conhecimento, reforçando a ideia da inclusão digital. "Não há intenção financeira, nem religiosa, pois queremos somente oferecer serviços à comunidade", ressalta o pastor.

Os atendimentos prestados abarcaram questões como herança familiar, reconhecimento de paternidade, divórcio e prestação de alimentos. De acordo com a defensora pública e coordenadora executiva das Defensorias Públicas especializadas na capital, Rita Orge, eventos assim são importantes por aumentarem a proximidade da população com a Instituição. "Quanto mais as pessoas souberem onde e como podem buscar orientação sobre seus direitos, mais valia tem o nosso trabalho", destaca a defensora.

Entre os serviços oferecidos estavam: atualização de cadastro do Bolsa Família; execução do cartão do Sistema Único de Saúde – SUS; marcação de mamografia; espaço educativo de informação com os estudantes da Faculdade Baiana de Medicina; atendimento a hipertensos e diabéticos; aferição da pressão arterial e glicemia; realização de preventivo na sala consultório da própria igreja; "Espaço kids" voltado para crianças, com atividades de saúde bucal e orientações para alimentação saudável; teste rápido para Aids e Sífilis; e a presença da vigilância sanitária com orientações e o teste da água.