Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Micareta de Feira 2025: Defensores(as) garantem legalidade nas prisões durante audiências de custódia

03/05/2025 07:05 | Por Rafael Flores
Micareta de Feira 2025: Defensores(as) garantem legalidade nas prisões durante audiências de custódia

Das 17 audiências de custódia realizadas até este sábado, 3, na Micareta de Feira de Santana, 10 pessoas precisaram do acompanhamento de um(a) defensor(a) público(a). Este é um dos serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que não param durante os festejos.

As audiências de custódia são realizadas para que toda pessoa presa em flagrante seja apresentada, em até 24 horas, a um juiz ou juíza, que avalia a legalidade e a necessidade da prisão. A atuação é essencial nesse momento, garantindo que os direitos da pessoa presa e que não tem condições de contratar um advogado sejam respeitados.

O defensor público João Gabriel, responsável pelas audiências de custódia do sábado, 3, afirma que a demanda para este tipo de acompanhamento aumenta por conta das festividades. “O que muda do dia a dia em relação à micareta é a natureza dos delitos e o volume. São delitos próprios de aglomeração, como caso de importunação sexual, por exemplo”, explica.

Em um dos casos, foi identificado através de câmeras de reconhecimento facial que o assistido custodiado teria dívidas de pensão alimentícia. “Precisamos verificar o comprovante para revogar o decreto prisional pois vimos que o pagamento havia sido realizado e o comprovante já constava nos autos do processo e mesmo assim foi efetuada a prisão”, conta João Gabriel.

Até o domingo, 4, a DPE/BA também realizará atendimentos em dois pontos estratégicos: na sede institucional (Av. Maria Quitéria, 1.235, Centro) e na unidade móvel na Av. Presidente Dutra, em frente à Fiat Jacuípe (sentido Feira-Salvador). Além disso, são realizadas vistorias nos equipamentos públicos dentro e fora da folia.