Fotos: Mateus Bonfim – Ascom DPE/BA
Começou nesta terça-feira (7) o Mês do(a) Servidor(a) Público(a), no auditório da Escola Superior (Esdep) da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). Na ocasião, foram anunciadas a emissão da carteira digital do servidor público e o Clube+ – uma ampliação do Clube de Vantagens específico para o público interno da Instituição.
O anúncio foi feito pela defensora pública geral, Camila Canário, durante a abertura da programação. Ela ressaltou a dedicação de servidores(as), colaboradores(as) e estagiários(as) em prol da continuidade dos serviços da Instituição. “Vocês são parte do combustível que consegue movimentar nossa engrenagem. Vocês são extremamente importantes e, por isso, essa gestão pensou em um mês de celebração ao servidor e à servidora”, explicou a gestora.
A abertura da programação na sede incluiu ainda uma palestra sobre “Práticas cidadãs para mudanças efetivas na nossa cultura”, realizada por Clarissa Hirs e Carolina Sampaio, da Companhia Feminina Antiassédio, Flor de Cacto. Foram trazidas, na ocasião, reflexões sobre comportamentos negativos que não devem ser reproduzidos para uma convivência respeitosa entre homens e mulheres e também foi apresentado o trabalho da companhia.

“As relações de gênero são harmoniosas, são relações de respeito, de amor. Esse é um trabalho que vem imbuído desse propósito de transformação social e, quando a gente traz o tema Práticas Cidadãs para Mudanças Efetivas, é justamente esse o nosso propósito – que essa palavra de respeito, de consentimento, possa alcançar todos os espaços possíveis”, disse Clarissa Hirs.
A advogada Carolina Sampaio refletiu sobre como homens e mulheres visualizam os relacionamentos de formas diferentes e como ele está em uma posição de validação para mulheres, mas não para homens. Esse é um dos motivos pelos quais, observa Carolina, as mulheres têm dificuldade de encerrar relacionamentos.

“Essa é, acima de tudo, uma convocação para que a gente reflita, saiba impor nossos limites e nos respeitar. E que os homens, enxergando nossos limites, entendam que devem respeitá-los. Então, é um trabalho de comunhão [entre homens e mulheres] e a gente atua para que o início daquele relacionamento aconteça de forma respeitosa”, disse.
Programação do Mês do Servidor
7, 8 e 9/10 – Feira de serviços com parceiros e servidores empreendedores
10/10 – Cine & Pipoca: filme “Um senhor estagiário”
13/10 – Oficina de saúde integral
14/10 – Palestra sobre Inteligência Emocional
15/10 – Palestra sobre o Outubro Rosa
16/10 – Palestra “Como apoiar um colega em sofrimento e trazer a prática de Mindfullness”
17/10 – Cine & Pipoca: filme “A social life”
20, 21 e 22/10 – Apresentação de artistas da Defensoria
31/10 – Festa de encerramento para todos(as) os(as) servidores(as)







