Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Laboratório de Inovação produz ferramentas para melhor gestão da Defensoria

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços, a instituição tem investido em projetos de tecnologia
18/07/2025 01:07 | Por Thais Faria
Laboratório de Inovação produz ferramentas para melhor gestão da Defensoria
Laboratório de Inovação produz ferramentas para melhor gestão da Defensoria

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) segue com o compromisso de modernizar seus processos de maneira responsável. O Laboratório de Inovação, ligado à Coordenação de Tecnologia da Informação e Inovação (CPTI), tem desenvolvido tecnologias para não só melhorar os fluxos de trabalho da instituição, como também aperfeiçoar o cuidado com as pessoas que fazem a instituição funcionar. Servidores(as) e defensores(as) poderão contar com ferramentas mais ágeis e eficientes, sem perder a humanização que sempre foi a marca da Defensoria.

Mônica Soares, subdefensora-geral da DPE/BA, reafirma o compromisso da instituição com uma gestão mais eficiente e comprometida com a transparência. “Dentro do compromisso de entregar a tecnologia para a Defensoria Pública e colocar ela no melhor lugar no cenário nacional, a tecnologia vai nos permitir ir mais longe de forma mais qualificada. Semanalmente nós comparecemos para acompanhar o desenvolvimento dos serviços para conseguirmos entregar para a sociedade baiana as mudanças que a Defensoria Pública precisa.”, salienta.

Dentre os principais projetos desenvolvidos estão o Observatório de Dados, o Solar e o Business Intelligence. O analista estatístico, Alexandro Teles descreve as ferramentas como um grande avanço para conhecer a fundo a instituição.“O Observatório de Dados é uma plataforma que a gente consegue contemplar diversas estatísticas. Dados sobre atendimentos, perfil socioeconômico das pessoas usuárias, as principais demandas de agendamento da instituição que geram uma nuvem de palavras para melhor visualização, dentre tantas outras, indicam as engrenagens da Defensoria”, diz Teles. 

Além do Observatório, também está em desenvolvimento o projeto de Business Intelligence (BI) que faz um diagnóstico da gestão financeira, de pessoal e de serviços prestados da instituição. Esse programa ajuda a visualizar quais são os principais gastos, as maiores necessidades de investimento, proporcionando uma gestão mais transparente da execução orçamentária da instituição. “Isso tudo é para que nós tenhamos o máximo de informações sobre a instituição e com isso facilitar a elaboração de políticas públicas a fim de melhorar as condições de trabalho dos defensores(as), servidores(as), além de melhorar a qualidade do serviço para toda a população”, afirma Alexandro. 

Outro projeto que tem recebido mais atenção é o Solar. O analista de sistemas, Felipe Oliveira, destaca que este projeto pode agilizar os atendimentos e facilitar o acesso à justiça da população baiana. “O Solar é um gerenciador de atendimentos dos assistidos, onde ficam alocados todos os assistidos da defensoria, onde são alocados os agendamentos deles para atendimento com o defensor, onde vai ter a integração com o PJE, onde o defensor pode fazer a petição, fazer a intimação dos processos, tudo por lá.”, realça Oliveira. 

Além dos projetos, o Laboratório de Inovação também tem promovido a inserção de mulheres no mercado da tecnologia e hoje a gente busca decolar projetos. Sued Dias, umas das analistas do equipamento, destaca a importância dessas oportunidades. “A nossa equipe é bem colaborativa. Além de mim, nós temos a diretora do nosso setor, Daniele Souza, e nossa analista de sistemas, Manuela. Ou seja, tudo o que a gente faz aqui reflete na vida do defensor, servidor, papéis administrativos que refletem na vida do nosso assistido, que é também o nosso principal usuário.” 

A equipe do laboratório também tem decolado vários projetos como GED, Avalia Mais, além de prototipagem para poder identificar o melhor visual para os(as) usuários(as), para que atenda às necessidades e demandas que as pessoas trazem para a Defensoria

Em março de 2025, a DPE/BA deu um passo significativo rumo à modernização de seus processos internos com a criação da Coordenação de Tecnologia da Informação e Inovação (CPTI). O objetivo da nova coordenação é aumentar a eficiência do trabalho na instituição, mas com um olhar atento ao impacto sobre os defensores(as), servidores(as) e usuários(as) dos serviços, preservando o ambiente de trabalho e a saúde mental de todos e todas.