Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Impactos do projeto de BRT em Feira de Santana são analisados pela Defensoria Pública

17/04/2015 03:04 | Por tao_adm
Impactos do projeto de BRT em Feira de Santana são analisados pela Defensoria Pública
Impactos do projeto de BRT em Feira de Santana são analisados pela Defensoria Pública
Estão sendo avaliados os impactos potencialmente prejudiciais a grupos hipossuficientes da cidade

A Defensoria Pública da Bahia, por meio da 1ª Regional, em Feira de Santana, está analisando documentação relativa ao projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit – em inglês) na cidade. Embora a licitação esteja na fase conclusiva, estão sendo avaliados os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais do projeto, potencialmente prejudiciais a grupos hipossuficientes da cidade, bem como a legitimidade das decisões do Município, sob o enfoque da conscientização e participação da população nestas decisões.

Atendendo ao pedido da Instituição, os documentos do projeto foram encaminhados pela Administração Municipal. Até o momento, a Prefeitura apresentou esclarecimentos apenas parciais em relação ao que foi solicitado.

Segundo a equipe de defensores que analisa todos os aspectos do projeto do BRT de Feira de Santana, há indícios de que não tenha havido a publicidade e a participação necessárias e, tampouco, a exigência legal de projetos de grande impacto para a cidade. Estão cuidando de forma mais direta desta questão os defensores com atuação em Fazenda Pública da 1ª Regional, Fábio Pereira S. G. de Aguiar e Maurício Moitinho.

O objetivo inicial é que com esta iniciativa os cidadãos e entidades da sociedade civil de Feira de Santana sejam informados de que poderão vir à Defensoria Pública para tomar conhecimento das informações apresentadas pelo Município e apresentar esclarecimentos e subsídios para a melhor análise das demandas.

As pessoas interessadas poderão entrar em contato diretamente com a Central de Urgências, às segundas-feiras, no período da tarde para obtenção dessas informações e também apresentarem informações ou agendarem atendimento pessoal com defensor público.