Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Estudantes de Psicologia da Estácio já podem fazer estágio voluntário na Defensoria

08/08/2017 03:08 | Por tao_adm
Estudantes de Psicologia da Estácio já podem fazer estágio voluntário na Defensoria
Estudantes de Psicologia da Estácio já podem fazer estágio voluntário na Defensoria

Em reunião na manhã desta terça, 08, a Defensoria Pública do Estado – DPE/BA e a Universidade Estácio firmaram um convênio institucional, que viabiliza estágio voluntário para estudantes de graduação, visando o atendimento psicossocial aos assistidos em todas as áreas de atuação da Defensoria.

 

A assinatura da parceria aconteceu no gabinete do Defensor Público Geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, e contou com a presença do subdefensor público geral, Rafson Ximenes; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio; o coordenador do curso de Direito e pró-reitor de pesquisa e graduação da Universidade Estácio, professor Antônio Jorge Ferreira Melo; a professora-preceptora de Estágio de Psicologia, Beatriz Ceccato, e a coordenadora de Estágio em Saúde, Patrícia dos Santos Araújo.

 

O Defensor Público Geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, destacou a importância do trabalho transversal da Defensoria com as instituições de ensino. “ A parceria com o mundo acadêmico é algo que estimulamos de forma crescente, na conciliação da academia com a prática da Defensoria, só ganha o cidadão que vai ser beneficiado com o trabalho”, ressaltou.

 

Em sua opinião, essa parceria tem a particularidade de ser direcionada para a população mais vulnerável no universo atendido pela instituição. “Nesse primeiro momento são crianças, adolescentes, menores em conflitos com a lei e pessoas em situação de rua, mas a tendência é que esse trabalho conjunto com as instituições de ensino se estenda para todas as especializadas”, frisou Clériston Cavalcante.

 

O coordenador do curso de Direito e pró-reitor de pesquisa e graduação da Universidade Estácio, professor Antônio Jorge Ferreira Melo, que esteve representando o reitor da Universidade Estácio, Juarez Ramos, destacou a preocupação da instituição em aliar a teoria com a prática vislumbrando o papel do Estado nos serviços oferecidos à sociedade: “Entendemos que o aluno tem que ter contato com a realidade, com os dramas pelos quais passa a população, e o órgão que mais representa a integração entre Estado e sociedade é a Defensoria Pública, é a instituição que está mais próxima do cidadão nos momentos de dificuldade”.

 

O professor ressaltou que as instituições de ensino não podem ficar à parte da necessidade de fazer atividades de extensão. “Temos a obrigação de ocasionar campos para que os alunos possam, antes de serem profissionais, vivenciar ambientes que terão no exercício de sua profissão”, concluiu Antônio Jorge Ferreira Melo.

 

Na ocasião, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, ressaltou a participação e empenho de defensores de áreas especializadas da DPE/BA na concretização desta parceria, como Maria Carmen Novaes; a subcoordenadora da Especializada de Curadoria Especial, Monica Aragão; coordenadora do Projeto Acolher, Ana Virginia Rocha; a subcoordenadora de Direitos Humanos, Eva dos Santos Rodrigues; a coordenadora do Pop Rua, Fabiana Almeida; o subcoordenador de Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga; a subcoordenadora de Família, Donila Fonseca e a subcoordenadora da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar.