Começou a 3ª Semana Nacional de Registro Civil e a Defensoria Pública da Bahia é, mais uma vez, parceira do projeto, que visa ampliar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O “Registre-se!” acontece até sexta-feira (16), sempre das 8h às 16h, na sede do CadÚnico, no bairro do Comércio, em Salvador.
No primeiro dia de atendimento, a Defensoria recebeu diferentes demandas, desde solicitação de segunda via de certidões de nascimento, óbito e casamento até orientações sobre acordos de alimentos, execução de alimentos e agendamento para exame de DNA.

De acordo com a coordenadora da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Eliana Reis, os objetivos do “Registre-se!” estão em total conformidade com a missão institucional da Defensoria, que é promover direitos, acessibilidade e inclusão social para quem mais precisa.
“Registro civil não se resume à emissão de documentos, é a porta de entrada para a cidadania. Sem o registro, o cidadão não tem acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social”, explicou.
Segundo a defensora Cristina Ulm, essa é a terceira vez que a DPE participa dos trabalhos. “É uma semana voltada para combater o sub-registro civil de nascimento e garantir direitos. Estamos aqui, mais uma vez, para atender à população, junto com a Arpen-BA (Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia), o Ministério Público, além de diversos cartórios”, pontuou.
A Semana Nacional de Registro Civil é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), via Corregedoria Nacional de Justiça, e acontece em todos os 26 estados mais o Distrito Federal. A expectativa é prestar mais de 230 mil atendimentos em todo o país, durante os cinco dias.
Confira os serviços prestados pela Defensoria no “Registre-se!”
- reconhecimento espontâneo de paternidade;
- acordo de alimentos;
- encaminhamento para exames de DNA;
- solicitação de segunda via de certidão de nascimento;
- solicitação de segunda via de certidão de óbito;
- solicitação de segunda via de certidão de casamento;
- orientação sobre documentação civil básica;
- orientação da área cível e de família.




