Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Documentário sobre atuação itinerante da Defensoria na área penal emociona e provoca reflexões

Filme foi exibido no Cinema do Museu, onde trouxe à tona diversas histórias de pessoas encarceradas que tiveram oportunidade de acessar a justiça e variados serviços públicos com a chegada da Defensoria
25/02/2025 03:02 | Por Lucas Fernandes
Documentário sobre atuação itinerante da Defensoria na área penal emociona e provoca reflexões

A exibição do filme Dignidade e Justiça no Sistema Prisional: um olhar sobre os invisíveis, realizada nesta quarta-feira (25), trouxe ao público uma imersão na realidade da atuação itinerante da Defensoria Pública na área penal. Com um olhar sensível e narrativa impactante, a produção evidenciou a importância do acesso à justiça e a serviços multidisciplinares para a população carcerária, provocando reflexões. 

“Este documentário reverbera muito positivamente para nós; tem um enorme potencial de levar a Defensoria para outros espaços, para mais pessoas e instituições, para que conheçam o nosso trabalho. Além das cartilhas e palestras, também fazemos educação em direitos com a arte, criatividade e a inteligência do cinema”, destacou a defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio.

A defensora-geral ainda parabenizou a equipe de produção do filme pela sensibilidade em como retrata as histórias e por trazer reflexões sobre a importância e o impacto da Defensoria na vida das pessoas. Também parabenizou o trabalho da Especializada Criminal e de Execução Penal com o desenvolvimento do projeto que foi a força motriz para que o longa acontecesse.

O filme foi exibido em sessão única na Saladearte CineMAM, do cinema do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, e contou com a presença de defensores(as), servidores(as), estagiários(as) da DPE/BA, representantes do sistema penitenciário, além de espectadores(as) que acompanham o trabalho da DPE/BA na área penal.

Cinema e realidade

A proposta do filme vai além de documentar as ações da Defensoria. Segundo o produtor audiovisual e diretor do documentário, Dedeco Macedo, a produção busca sensibilizar e ampliar o debate sobre direitos fundamentais.

“Uma alegria imensa poder fazer a exibição de estreia desse filme em uma sala de cinema. Feliz também por ter colocado a grandeza desse projeto e da Defensoria em uma narrativa de cinema documental, que acredito ter uma força muito bonita, nos aproximando com honestidade desta população geralmente marginalizada e hostilizada socialmente”, comentou Dedeco.

Dignidade Justiça no Sistema Prisional

O filme leva o mesmo nome que o projeto desenvolvido pela Especializada Criminal e de Execução Penal da Defensoria Pública para levar assistência jurídica por toda a Bahia. O Dignidade e Justiça promove não só atendimento itinerante em relação aos processos penais, mas também multidisciplinar.

Com as itinerâncias, busca solucionar os diversos aspectos da vida social de uma pessoa presa, como problemas familiares e nas demais áreas da justiça, realização de exames de DNA, além de prover assistência psicossocial, com o auxílio de profissionais de assistência social e psicologia.

Para quem não teve a oportunidade de assistir à sessão, Dignidade e Justiça no Sistema Prisional já está disponível no Youtube da Defensoria da Bahia.

Fotos: Rafael Flores