Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria realiza mais de 140 atendimentos em Itatim e Santa Teresinha

23/05/2025 07:05 | Por Naiara Pinto
Defensoria realiza mais de 140 atendimentos em Itatim e Santa Teresinha

A itinerância da Unidade Móvel realizou exames de DNA, acordos de alimentos, orientações jurídicas, entre outros serviços ao longo dessa semana

Já em clima de São João, a Unidade Móvel de Atendimento encerrou em Santa Teresinha nesta sexta-feira (23) mais uma semana de itinerância. Antes, a unidade móvel da Defensoria Pública passou pelo município de Itatim. Ao todo foram realizados 146 atendimentos, 48 coletas de exames de DNA e
entregues 543 cartilhas nos dois municípios, entre os dias 20, 21 e 23 de maio.

Adrielle Queiroz Nunes, moradora de Itatim, retornou à UMA para atualizar os documentos, com a inclusão do sobrenome paterno após resultado positivo de exame de DNA realizado em 2019, na mesma cidade. Através da atuação da DPE, ela obteve o reconhecimento de paternidade e agora pode incluir o nome do pai, Juraci Nunes dos Santos, nos seus documentos e nos documentos dos filhos.
“Só faltava colocar o nome do meu pai no documento, e agora podemos atualizar o meu,
dos meus dois filhos, com o sobrenome novo e o nome do avó, tudo já sai organizado direto
para o cartório”, comemora.
Também houve acordo de alimentos entre Danimarlli Santos de Jesus Oliveira e Carlos Eduardo Santos de Oliveira, que têm dois filhos. “Hoje eu vim aqui e o pessoal me orientou que pra que a gente pudesse fazer o acordo precisaria do pai para deixar tudo combinado, e agora ficou tudo acordado, para ele apresentar o documento no trabalho”, relata.
A DPE também se reuniu com membros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do conselho tutelar de Itatim a fim de acompanhar as demandas da região e prestar orientações sobre as cartilhas da defensoria. A coordenadora do CRAS, Márcia Braga, salientou a importância da partilha de materiais e espaço para diálogo . “São materiais bem educativos e dinâmicos, e vai dar para a gente fazer um trabalho bem bacana com as crianças, adolescentes e famílias assistidas pela assistência social do
município”, destacou.
Portadora de esclerose múltipla, Dalila Caliane Lisboa dos Santos buscou a defensoria em Santa Terezinha para confirmar a paternidade e investigar a predisposição genética desta condição. “Eu já tinha essa necessidade de saber há muito tempo, e não tinha nem condições financeiras de fazer ou mesmo de maneira pública aqui. O médico indicou que eu investigasse para saber se na família tem outras pessoas com esse mesmo problema, por isso eu vim aqui hoje”, relata. A assistida realizou a coleta junto ao suposto pai Antônio Carlos Magalhães Mamede, e ao suposto irmão, Ivan Gusmão.
A secretária municipal de assistência social de Santa Terezinha, Janildia Araújo, avaliou de forma positiva a presença da itinerância na cidade. “Esse é um serviço que a nossa população necessita, mesmo que não dê conta de todas as demandas do município, nos auxilia em muitas das necessidades das famílias da nossa cidade”, finaliza.
Nos últimos trinta dias, foram realizadas seis itinerâncias em sete cidades no interior da Bahia, na capital e região metropolitana. De acordo com a defensora pública e coordenadora da UMA, Camila Berenguer, o contato com o executivo nos municípios nos oportunizou oferecer apoio para demandas locais de educação em direitos, através da distribuição de nossas cartilhas. “Além disso, os atendimentos, especialmente os de DNA, comprovaram o quanto necessário é o nosso serviço em cada cidade do nosso Estado”, destacou. As próximas itinerâncias da DPE acontecerão nos dias 26 e 27 no estacionamento do Tribunal de Justiça da Bahia, e no dia 31, no Candeal Guetho Square,em Salvador, em parceria com a Neoenergia.