Na manhã deste sábado, 21, moradores do bairro de São Caetano e adjacências, receberam orientação jurídica da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA durante o evento promovido pelo Projeto Haja. Na ocasião, foram oferecidos à população, serviços que são prestados na Instituição, sendo as principais demandas nas áreas da família e da saúde. Cerca de 57 pessoas foram atendidas.
A defensora pública Guiomar Novaes ressaltou a importância dos atendimentos nos bairros: “A ideia é descentralizar o atendimento defensorial, trazendo o defensor público para as comunidades carentes, que muitas vezes têm dificuldades de acesso as unidades da DPE. As pessoas se sentem protegidas com a presença de um defensor, que é seu representante diante à justiça e a sociedade”.
Segundo Cleide Ribeiro, moradora do bairro há 20 anos, conta que a presença da Defensoria nos bairros traz segurança para população. “Muitas pessoas não sabem da existência da Defensoria, e quando tem esses atendimentos nos bairros, elas têm a oportunidade de conhecer um órgão onde seu problema pode ser resolvido.”
Encaminhamentos de casos, como o de Alaide Ribeiro, também foram realizados pela Defensoria. A senhora de 70 anos de idade, sofreu um Acidente Vascular Cerebral – AVC há quatro anos e precisa de uma visita do Centro Médico de Saúde – CMS em sua residência para identificar a sua situação médica. “Ela precisa realizar exames e ter acompanhamento diário de um fisioterapeuta mais próximo de casa. Com o atendimento da Defensoria aqui no bairro, tive mais facilidade de ajudá-la, pois o deslocamento com ela na cadeira de rodas para buscar ajuda é muito difícil”, conta Raimundo Santos.
Estiveram presentes também os defensores públicos Armando Fauaze, Walmary Pimentel e Eliana Reis, além de servidores e estagiários da DPE/BA.
O PROJETO
Com dois anos de existência, o intuito da ação é oferecer a população mais carente, serviços básicos de saúde e bem estar. O Projeto Haja atua nos bairros periféricos de Salvador, com apoio voluntário de instituições como a Defensoria Pública e o Instituto Embelleze.
No dia 15 de setembro, acontece a 6ª Edição do Super Haja, desta vez na Praça do bairro de Sete de Abril.