Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública marca presença por mais um ano na Lavagem do Bonfim

14/01/2016 07:01 | Por
Defensoria Pública marca presença por mais um ano na Lavagem do Bonfim
Defensoria Pública marca presença por mais um ano na Lavagem do Bonfim

Do Comércio ao Bonfim, defensores públicos, servidores e estagiários da instituição percorreram 8 km celebrando também os 30 anos da instituição

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente na Lavagem do Bonfim, em Salvador, nessa quinta-feira, 14. Em meio a autoridades, personalidades e cidadãos baianos, defensores públicos, servidores e estagiários da instituição caminharam da Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia até à escadaria da Igreja do Bonfim agradecendo e celebrando os 30 anos da Defensoria Estadual, completados em dezembro de 2015, cada vez mais próxima da população do Estado.

Neste ano, a DPE levou para as ruas uma faixa com o tema "30 anos na garantia dos direitos do cidadão". De acordo com o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, já é cultura da instituição acompanhar o cortejo por ser um ato não só religioso, mas de afirmação política de fortalecimento institucional. "Como representa o povo, é importante que a Defensoria Pública esteja presente não só no Carnaval, mas em todas as festas populares para aproximar a instituição do cidadão", considerou.

Posicionamento que foi corroborado pelo subdefensor público geral, Rafson Ximenes: "A Defensoria tem que estar presente sempre onde o povo está. Ninguém pode negar que o sincretismo religioso é a nossa herança que veio da África e que juntou com a cultura europeia, formando um elemento cultural que é muito valorizado pela população baiana. Então, nesse ou em qualquer outro evento em que se juntem elementos da nossa cultura, a Defensoria estará presente divulgando o que faz para a população", afirmou .

Enquanto se dirigiam à Colina Sagrada, defensores públicos, servidores e estagiários também distribuíram panfletos para divulgar o novo aplicativo móvel da Defensoria Pública, lançado em dezembro. A ferramenta é mais um canal de comunicação do cidadão com a instituição em qual, segundo a ouvidora-geral da DPE, socióloga Vilma Reis, grande parte da população baiana confia. "Aqui é um ato religioso, mas também um espaço de levantar bandeiras da sociedade. Fortalecer a Defensoria e continuar ampliando sua conexão com a sociedade é uma bandeira importantíssima. É isso que a Defensoria veio fazer aqui", conclamou.

A diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP/BA, tendo à frente a presidente Ariana Sousa, também marcou presença na caminhada à Colina Sagrada, lado a lado com a DPE/BA, ressaltando em uma faixa pontos de luta da classe.

ENGAJAMENTO

Para a defensora pública Walmaria Silva, que acompanha a participação da Defensoria Pública na Lavagem do Bonfim há sete anos, esse é o momento de colaborar para que a instituição seja percebida. "Sempre eu carrego a faixa e tenho o maior prazer de vir para a minha instituição ficar conhecida", afirmou. Já para o estagiário de nível médio da DPE, Henrique Paulo Dias, de 24 anos, a experiência é nova. "Para mim, está sendo muito interessante. Nunca tinha participado da Lavagem do Bonfim antes e, juntamente, com o pessoal da Defensoria que está aqui presente me sinto muito lisonjeado", avaliou. O servidor da DPE Carlos Santos Silva já perdeu a conta de quantas vezes já participou da Lavagem do Bonfim com a instituição. "Eu sou veterano. Para mim, é sempre um prazer fazer alguma coisa pela Defensoria Pública porque ela corre no meu sangue".

O ouvidor-geral da Bahia, Yulo Oiticica, aproveitou o momento para saudar o defensor-geral, Clériston de Macêdo, e desejou que o Senhor do Bonfim abençoe sempre toda a equipe da Defensoria Estadual. "Essa é a Defensoria Pública da Bahia que tem muita fé e, por isso, vai a pé até à Colina Sagrada com mento forte de saudar o Senhor do Bonfim, de saudar Oxalá. Essa é uma Defensoria, que tem fome e sede de justiça, tem sido instrumento fundamental na defesa da vida, da justiça e dos direitos humanos na nossa Bahia", disse.

Confira outras fotos do cortejo da Lavagem do Bonfim na página da Defensoria Pública da Bahia no Flickr, clicando aqui