Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública marca presença na VIII Parada Gay da Bahia

28/10/2009 02:10 | Por tao_adm
Defensoria Pública marca presença na VIII Parada Gay da Bahia
Defensoria Pública marca presença na VIII Parada Gay da Bahia

No último domingo, dia 25 de outubro, foi realizada mais uma edição da Parada Gay em Salvador. Dessa vez, o homenageado principal foi o Grupo Gay da Bahia (GGB), que completou 30 anos e foi pioneiro na luta pelos direitos dos homossexuais. A oitava parada, que começou por volta de 15h30 com a cerimônia de abertura no Campo Grande, contou com presença de autoridades, políticos, personalidades que apóiam a causa, artistas, militantes do movimento LGBT e, pela primeira vez, com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA).

A atuação da DPE/BA está diretamente ligada com a necessidade de fazer valer os direitos e a dignidade da pessoa humana. Além desse vínculo fundamental, a Defensoria também desenvolve uma série de trabalhos relacionados aos direitos humanos, o que se relaciona com as principais questões e bandeiras do movimento. "A participação da Defensoria, nesse ano, foi extremamente positiva. Nós ficamos num ponto central e conseguimos atender muita gente. Conseguimos conversar, dialogar, explicar o nosso trabalho. Houve também atendimentos relacionados a assuntos que não estavam diretamente ligados ao tema da Homofobia. Ao todo, conseguimos distribuir cerca de 45 kits informativos da Defensoria" afirma o subcoordenador da Especializadas em Direitos Humanos, Gilmar Bittencourt, que atendeu ao público junto à defensora Melisa Florina Teixeira.

De acordo com Melisa Florina, a Defensoria orientou mais de 180 pessoas acerca de diversos assuntos, dentre eles, família, fazenda pública, crime, homofobia e sobre local de atendimento. Além disso, durante todo o percurso, foram também recolhidas assinaturas para a Campanha contra a Redução da Maioridade Penal promovida pela ABMP e RENADE. De acordo com o subcoordenador, toda a mobilização desenvolvida garantiu a conquista de um espaço significativo na Parada Gay. "Além desses atendimentos que realizamos e do recolhimento de assinaturas, estivemos presentes no trio oficial". O clamor por respeito e cidadania para todos foi também a tônica que movimentou os discursos da maioria dos convidados. A transexual Tatiane Araújo, da Articulação Nacional de Travestis (ANTRA), ressaltou a necessidade dos travestis serem inseridos no mercado de trabalho: "Os poderes públicos devem priorizar e trabalhar para que isso aconteça", ponderou.

No trio oficial estiveram presentes as delegadas Isabel Alice e Patrícia Nunes, titular da 1ª Delegacia de Polícia dos Barris, o Secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, Luiz Mott, fundador do GGB, as vereadoras Leo Kret do Brasil e Aladilce e a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT). A celebração teve ainda shows de transformistas, apresentação de bandas e dj's. Ao todo, o número de participantes ultrapassou a marca de 800 mil pessoas – recorde de público.