Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria Pública ganha concurso de Litigância Estratégica em Direitos Humanos

21/03/2017 10:03 | Por
Defensoria Pública ganha concurso de Litigância Estratégica em Direitos Humanos
Defensoria Pública ganha concurso de Litigância Estratégica em Direitos Humanos
Concurso elegeu casos para serem apresentados em Seminário Nacional no Rio de Janeiro
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está entre as seis práticas vencedoras do concurso de Casos de Litigância Estratégica em Direitos Humanos, promovido pelo Fórum Justiça e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro – DPE/RJ. Ao todo, 58 trabalhos foram apresentados, sendo três deles da Bahia, mas só seis foram selecionados e outros seis receberão menção honrosa.
Com o tema A Defensoria Pública e as estratégias para a garantia do direito à educação infantil: Uma análise do caso de Pernambués, Salvador/BA, as defensoras públicas Gisele Pereira Argolo e Laíssa de Araújo Rocha ficaram entre as seis práticas vencedoras do concurso, tendo destaque nacional. Durante o processo foram avaliados: inovação das práticas, transversalidade, articulação entre Defensoria e sociedade civil, resolutividade dos casos, efetividade das escolhas da atuação estratégica por parte da Defensoria e sociedade civil.
Para a defensora Gisele Pereira, ter o seu trabalho reconhecido é gratificante. "Iniciamos as atividades há dois anos, devido a crescente demanda do bairro e não tínhamos a menor noção de que um dia ganharíamos um prêmio em virtude deste. Tudo isso é reflexo da seriedade e carinho com que o desenvolvemos", afirmou.
Já para a defensora Laíssa Araújo a sensação é de dever cumprido. "Foram diversas etapas entre reuniões, elaboração de ofícios, instauração de Padacs", mutirões. Mas temos a convicção de que a Defensoria vai transformar a vida da comunidade de Pernambués e Saramandaia, garantindo o aumento significativo do número de vagas no ensino infantil. Precisamos fortalecer e valorizar esse modelo de atuação", afirmou a defensora pública, que acompanha a problemática desde 2015.
A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP, Firmiane Venâncio, fez parte da Comissão Julgadora do concurso e afirma ter sido uma experiência engrandecedora. "Pudemos perceber que a Defensoria Pública está no caminho certo. Temos feito um trabalho junto as comunidades, conciliando diversos conflitos de direitos humanos e se estruturando melhor para atender determinadas demandas. Participar da Comissão Julgadora foi um grande aprendizado", disse a defensora.
O Concurso de Casos de Litigância Estratégica em Direitos Humanos destinou-se a selecionar casos para serem apresentados no Seminário Nacional de Litigância Estratégica em Direitos Humanos: Usos, Sentidos e Práticas na Defensoria Pública, no Rio de Janeiro, de 29 de março a 1º de abril.
*PADACS (Procedimento de Apuração de Dano Coletivo).