Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria promove palestra sobre atuação dos fiscais da Sucom em ação de despejo forçado

20/10/2010 05:10 | Por tao_adm
Defensoria promove palestra sobre atuação dos fiscais da Sucom em ação de despejo forçado
Defensoria promove palestra sobre atuação dos fiscais da Sucom em ação de despejo forçado

Nesta terça-feira, dia 19, os defensores públicos Melisa Teixeira e Cláudio Piansky proferiram palestra sobre os procedimentos de atuação dos fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) em relação à remoção forçada de moradores, com destaque para o direito à moradia. O evento reuniu aproximadamente 100 profissionais no auditório da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, situado na Av. Antônio Carlos Magalhães, em Salvador.

Na oportunidade, os defensores proporcionaram aos fiscais o acesso às informações que envolvem os direitos sobre moradia, visando o ordenamento do solo urbano. Um dos esclarecimentos é a necessidades de envio pelo órgão encaminhar correspondências para as residências com antecedência, incluindo o dia, horário, data de remoção e, sobretudo, pontuando a importância de estabelecer acordos entre as partes, a fim de minimizar os conflitos. "Entendemos que a Defensoria cumpre um papel de sensibilizar as pessoas, a cerca dos diretos humanos, por isso é gratificante desenvolver um trabalho com foco na capacitação destes profissionais, objetivando buscar providências para as questões da moradia", destaca a defensora Melisa Teixeira.

A defensora aproveitou o encontro também para apresentar os aspectos que compõe a criação do Núcleo do Direito a Moradia da Defensoria, que tem como foco promover o direito social à moradia e potencializar os processos de regularização fundiária de interesse social que demandem assistência e assessoria jurídica. O Núcleo tem previsão para ser inaugurado em dezembro deste ano e inicialmente funcionará na sede da Defensoria, no Canela, até ser transferido para a Unidade Integrada da instituição, em construção, que funcionará no Instituto do Cacau.