Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria participa do II Congresso Internacional Diálogos Humanistas

Evento estimula debate sobre sustentabilidade, inovação e transformação social
25/09/2025 04:09 | Por Larissa Santos
Defensoria participa do II Congresso Internacional Diálogos Humanistas
Defensoria participa do II Congresso Internacional Diálogos Humanistas

Fotos: Dedeco Macêdo

Entre os dias 24 e 27 de setembro, Salvador é palco do II Congresso Internacional Diálogos Humanistas. O encontro, que tem como tema central “Os ODS e os Desafios da Humanidade: Jurídicos, Tecnológicos, Ambientais e Humanitários”, reúne juristas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas e países. Nesta quinta-feira (25), a defensora pública geral Camila Canário participou do evento, destacando o papel constitucional da Defensoria Pública e a efetividade dos direitos fundamentais.

Como palestrante em uma das mesas de debate do Congresso, Camila Canário proferiu uma palestra com o tema: “O Papel Constitucional da Defensoria Pública e a Efetividade dos Direitos Fundamentais”, onde falou sobre a importância da instituição na promoção dos direitos humanos. “Os institutos e as instituições cada vez mais reconhecem a importância da Defensoria Pública, porque, onde nós estamos, nós fazemos a diferença. Com toda certeza, a nossa atuação não é exclusivamente voltada ao público judicial, muito pelo contrário. A nossa grande força e protagonismo vêm daquilo que podemos fazer no âmbito da extrajudicialidade e da nossa capacidade de conciliar e de adotar métodos alternativos de resolução de conflitos. As pessoas querem alcançar o sentimento de justiça, não necessariamente pela via judicial, que é, muitas vezes, represada, burocrática, desgastante e ineficaz. É preciso que a Defensoria Pública não seja vista como apenas mais uma instituição entre outras, porque ela é a voz que ecoa o silêncio de muitas pessoas que sequer têm oportunidade de falar”, destaca.

O congresso conta com uma programação composta por mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais, distribuídos em 13 painéis temáticos. O promotor de justiça e idealizador do evento, Clodoaldo Silva da Anunciação, ressaltou a importância do congresso na busca por fomentar o intercâmbio de saberes e experiências entre diferentes setores da sociedade. “Essa é uma oportunidade de nos tornarmos irmanados e fazer com que saiam daqui projetos, pesquisas, amizades, passos e ações concretas para mudar a vida das pessoas”, diz.

O congresso tem previsão de reunir cerca de 500 participantes e conta, ainda, com transmissão on-line. A programação segue até sábado (27), com mesas temáticas, oficinas, lançamentos de publicações, atividades culturais e debates interdisciplinares. Amanhã (26), a subdefensora-geral, Mônica Soares, também vai participar de uma mesa onde vai proferir a palestra “Projeto Renascença: Justiça Social e Cuidado no Sertão Baiano no Combate à Desertificação”.