Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria participa de campanha Justiça Pela Paz em Casa pelo Dia Internacional da Mulher

11/03/2016 03:03 | Por
Defensoria participa de campanha Justiça Pela Paz em Casa pelo Dia Internacional da Mulher
Defensoria participa de campanha Justiça Pela Paz em Casa pelo Dia Internacional da Mulher
Em Salvador, nas 1ª Vara e 2ª Vara de Violência Doméstica, foram 270 audiências durante campanha que iniciou na segunda-feira, 07, e encerrou nessa sexta-feira, 11

No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve a postos na mobilização da campanha Justiça Paz em Casa, quando audiências e julgamento de processos criminais em que as mulheres são vítimas de violência doméstica têm prioridade. A campanha que iniciou na segunda-feira, 07, encerrou nessa sexta-feira, 11, com média de 54 audiências por dia.

Diariamente, na 1ª Vara de Violência Doméstica de Salvador, foram 18 audiências de ações de medidas protetivas de urgência e 12 audiências de ações penais, as quais os defensores públicos que atuam no Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem seguem acompanhando. "A campanha se mostra proveitosa, uma vez que permite à mulher em situação de violência obter, por exemplo, manutenção das medidas protetivas de urgência ou relatar eventual descumprimento da ordem judicial que confere as medidas.", explicou a defensora pública Roberta Braga. Já na 2ª Vara de Violência Doméstica, o defensor público Rodrigo Assis acompanhou 24 audiências diariamente durante a campanha. Os atendimentos de rotina feitos pelo Nudem também prosseguem na sede administrativa da DPE em Salvador, localizada em Sussuarana.

A campanha de mobilização é uma iniciativa da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, e envolve todas as varas de júri, não somente as especializadas no Combate à Violência Contra a Mulher. Para a defensora pública Roberta, a campanha Justiça Pela Paz em Casa ainda promove a conscientização da sociedade sobre a violência praticada contra as mulheres, sendo também uma ação preventiva, uma vez que trabalha com o conceito de educação de gênero.