Diversas instituições, entre elas a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, gestores(as) municipais, diretores(as) escolares, professores(as), conselheiros(as), estudantes e profissionais dos órgãos de controle de contas reunidos em defesa de uma educação pública de qualidade na Bahia. Assim foi a 5ª edição do projeto Educação é da Nossa Conta – Na Estrada que, nesta quinta-feira, 31 de julho, fez sua parada em Salvador, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe.
Na mesa de abertura, representando a defensora-geral Camila Canário, a coordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes, ressaltou o trabalho de educação em direitos desenvolvido pela DPE-BA. “A Defensoria Pública tem compromisso com a educação. Nós temos a proposição da educação em direitos, na qual também levamos pela estrada, através das nossas itinerâncias, a difusão dos direitos humanos”, explicou a coordenadora.
Minicurso
Logo após a abertura, os participantes se dividiram nos 11 minicursos ofertados para trocar experiências e dialogar, ainda mais, sobre os desafios na melhoria da qualidade do ensino na Bahia. Um dos minicursos foi o de Educação Antirracista, ministrado pela coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas da Capital, Laissa Rocha, e pela coordenadora Maria Carmen Novaes. O tema atraiu muitos participantes e chegou a formar fila na porta da sala de aula para a entrada.
“Precisamos garantir às nossas crianças a sensação de pertencimento. Escolhi esse minicurso pois ele aborda um tema que a gente precisa conhecer mais para levá-lo para a sala de aula, para dentro dos muros das nossas escolas”, justificou a gestora pedagógica no município de Mata de São João, Denise Marins.
Durante a capacitação, a coordenadora Laissa Rocha contou a história da Ação Cidadã Infância sem Racismo – Por uma Educação Antirracista, iniciada pela Defensoria em 2021 e que teve como primeiro produto o livro de minicontos ‘Nossa Querida Bia’, inspirado na história de sua filha. “Nosso propósito, com essa ação cidadã, é sensibilizar toda a sociedade para a importância do engajamento na luta contra o racismo na infância e na adolescência. Queremos contribuir para uma educação baseada nos direitos humanos e prevenir a perpetuação das práticas racistas desde a primeira infância”, explicou Laissa.
Outra iniciativa que faz parte desta ação da DPE/BA é o Selo Escola Antirracista, que premia e reconhece educadores e instituições de ensino que adotam práticas de combate ao racismo e cuja nova edição já está sendo planejada. “Quero anunciar, aqui nesse minicurso, que traz este tema que é tão caro para nós, que vem aí a segunda edição do Selo Escola Antirracista”, revelou Laissa Rocha.
O Educação é da Nossa Conta – Na Estrada é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e tem a Defensoria como uma das instituições parceiras. O projeto tem caráter itinerante e já percorreu as cidades de Itabuna, Alagoinhas, Juazeiro e Porto Seguro.









Fotos: Mateus Bonfim e Ingrid Carmo