A Diretoria de Gestão de Pessoas da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) lançou na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Escola Superior da (Esdep), o sistema de avaliação de desempenho dos servidores contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O Avalia+ foi apresentado pela diretora de Gestão de Pessoas, Joana Pinheiro e contou com a presença da subdefensora pública geral, Mônica Soares; da coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Laíssa Rocha; do coordenador das Defensorias Regionais, José Raimundo Campos; do diretor da Esdep, Alan Roque, do diretor-geral, Franco Bahia, e do diretor administrativo, Leandro Andrade Ferreira.
Seguindo as premissas desta gestão de inovação, transparência e eficiência, o que antes era uma avaliação em papel sem que o(a) avaliado(a) tivesse acesso ao que foi pontuado, agora virou uma ferramenta automatizada que vai proporcionar um diálogo entre quem avalia e quem é avaliado.
“O Avalia+ é ferramenta que visa uma mudança cultural na Defensoria Pública no sentido do olhar para os seus servidores. O objetivo é buscar o desenvolvimento profissional, a valorização, traçar um caminho para melhorar as trilhas de aprendizagem, é olhar para o acolhimento dos servidores que precisam do apoio mais cuidadoso da Defensoria. É, realmente, um sistema que chega para fortalecer a nossa gestão estratégica na área de pessoas”, explicou Joana.
Realizada a cada quatro meses, a avaliação de desempenho dos servidores será feita via sistema pelos responsáveis pela gestão funcional dos servidores. Os tópicos avaliados vão abranger as dimensões institucional, funcional e individual e a pontuação final varia entre 1 (que representa não-satisfatório) a 4 (que indica muito satisfatório). Para ser considerado apto, o servidor deverá atingir 70% da pontuação.
Durante o lançamento, a diretora enumerou os projetos implantados pela Diretoria de Gestão de Pessoas desde que ela foi criada, há três meses, e que envolve iniciativas ligadas à transparência, aposentadoria, benefícios, clube do desconto, eventos culturais, carteira digital dos defensores e, agora, o Avalia+.
A portaria que institui o novo sistema está prevista para ser publicada na edição de amanhã, 23, do Diário Oficial da Defensoria.


