Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria inova na capacitação dos(as) atendentes do Disque 129 e passa a apresentar o trabalho das Especializadas e Regionais

Iniciativa vai impactar de forma positiva no atendimento aos(às) assistidos(as) da Instituição
25/08/2025 02:08 | Por Ingrid Carmo
Defensoria inova na capacitação dos(as) atendentes do Disque 129 e passa a apresentar o trabalho das Especializadas e Regionais
Defensoria inova na capacitação dos(as) atendentes do Disque 129 e passa a apresentar o trabalho das Especializadas e Regionais

O trabalho da Coordenação Executiva das Defensorias Especializadas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para aprimorar, cada vez mais, os serviços da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) não para! Foi dado o start no novo formato de capacitação dos(as) atendentes que atuam no Disque 129: a partir de agora, eles(as) passarão por treinamento ministrado por cada uma das Especializadas da Instituição e, em breve, a capacitação vai abranger também as Regionais da Defensoria.

Para a coordenadora executiva Laissa Rocha, a iniciativa vai impactar de forma positiva no atendimento aos(às) assistidos(as) da instituição. “A ideia é melhorar a eficiência na prestação de serviços aos(às) nossos(as) usuários(as) a partir da formação e qualificação desses(as) operadores(as) que atendem no Disque 129, que é a principal porta de acesso à Defensoria. Com esse conhecimento mais amplo sobre como funciona cada uma das Especializadas, eles(as) vão poder, inclusive, realizar um agendamento do atendimento muito mais assertivo”.

O primeiro encontro deste novo formato foi realizado na última quarta-feira, dia 20, nos turnos da manhã e da tarde, e os(as) atendentes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Especializada de Família e Sucessões, que é a que tem o maior volume de demandas. Todo o trabalho desenvolvido e os casos atendidos foram apresentados pelas coordenadoras Mariana Araújo Sampaio e Suellen Bury, e pelo servidor que assessora as coordenadoras e também atua na coordenação de atendimento da Casa de Acesso à Justiça (CAJ) 1, onde funciona o atendimento inicial da Especializada, Leandro Barreto.

Supervisionando as atividades da CRC, a servidora Mary Elaine Félix aprovou a iniciativa deste novo formato e conta que esta era uma necessidade que os atendentes tinham há muito tempo, pois, antes, os encontros eram realizados, no máximo, duas vezes ao ano e falavam da Defensoria no geral. 

“Tínhamos essa necessidade de abordar, especificamente, o trabalho que é desenvolvido por cada uma das Especializadas para que esses operadores pudessem ter uma proximidade maior com a instituição que eles prestam o serviço de atendimento. A capacitação constitui uma etapa fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho. O treinamento foi muito dinâmico, produtivo e enriquecedor, no qual pudemos contar com a expertise de profissionais que atuam na Especializada de Família e os(as) operadores(as) puderam tirar várias dúvidas. Era uma experiência desejada há muito tempo e, com certeza, todos(as) ficaram muito felizes com o resultado”, relatou a servidora.

Cronograma

O cronograma das capacitações seguintes já está sendo elaborado e, de acordo com a previsão, a próxima Especializada é a Cível e Fazenda Pública. “Já estamos articulando também com a Coordenação Executiva das Defensorias Regionais para que as unidades onde o Disque 129 atende possam também ministrar esse treinamento e falar da especificidade de cada uma”, acrescentou Laissa Rocha.