Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensoria e Prefeitura de Salvador discutem parcerias para ampliar o acesso à justiça na capital

A capital baiana é a maior comarca em que a Defensoria está presente e a que responde pelo maior volume de demandas
14/05/2025 07:05 | Por Ailton Sena
Defensoria e Prefeitura de Salvador discutem parcerias para ampliar o acesso à justiça na capital

Para fortalecer as parcerias existentes e construir novas ações conjuntas, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) se reuniu com o prefeito de Salvador, Bruno Reis. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 14, no gabinete do gestor municipal, no Palácio Thomé de Souza. Atualmente, a DPE/BA possui parcerias com as secretarias de Educação (SMED), Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE).

Durante o encontro, a defensora pública geral, Camila Canário, reforçou o desejo de aumentar, ainda mais, a aproximação com o município para ampliar a efetivação de direitos. “Salvador é a maior comarca com presença da Defensoria e que concentra o maior volume de atendimentos pela instituição. O volume de demandas e complexidade inerente a uma capital impõem desafios de acessos aos nossos serviços que precisamos superar a partir do diálogo com a gestão municipal”, afirmou a chefe da DPE/BA, que também pontuou a necessidade de antecipar a participação da instituição no carnaval.

Em 2023, cerca de 1 milhão de pessoas em Salvador viviam abaixo da linha da pobreza monetária, representando 34,4% da população. Em termos de extrema pobreza, 185 mil pessoas (6,3% da população) estavam nessa situação, com uma redução de 42,9% em comparação com 2022, segundo informações do IBGE. 

Parceiro da Defensoria Publica, o prefeito Bruno Reis reafirmou a importância dos serviços prestados pela instituição e se colocou à disposição para ampliar as parcerias. Para ele, as contribuições da DPE/BA serão essenciais nos projetos do município para promover cidadania e garantir dignidade, especialmente, para as pessoas que fazem uso abusivo de drogas e estão em situação de rua. “O trabalho da Defensoria nos ajuda a prestar serviços ainda melhores. Tanto a Prefeitura, quanto a Defensoria Pública, têm como objetivo comum prestar o melhores condições para os cidadãos”, afirmou.

Também presente no encontro, a coordenadora Executiva da Capital, Laíssa Rocha, aproveitou a oportunidade para propor uma integração de serviços durante o Mães em Ação. “Nosso objetivo é promover cidadania plena, acesso à justiça apoio emocional e social para mulheres. Nesse sentido, será de grande importância contar com o apoio da gestão municipal para divulgação e oferta de serviços”, afirmou. Na capital, o mutirão de atendimentos acontece no dia 24 de maio.