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Defensoria Cidadã Itinerante realizou mais de 45 atendimentos na segunda semana na Chapada do Rio Vermelho

21/07/2017 02:07 | Por tao_adm
Defensoria Cidadã Itinerante realizou mais de 45 atendimentos na segunda semana na Chapada do Rio Vermelho
Defensoria Cidadã Itinerante realizou mais de 45 atendimentos na segunda semana na Chapada do Rio Vermelho

 

Investigação de paternidade, divórcio, usucapião, retificação de registro de nascimento e casamento, além de pedidos de medicação, exames e cirurgias foram alguns dos serviços disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA aos moradores da Chapada do Rio Vermelho, na manhã desta sexta, 21, na Igreja Matriz Cristo Redentor. A ação faz parte do projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, que oferece gratuitamente orientação jurídica às comunidades residentes em bairros com maior vulnerabilidade e onde estão instaladas Bases Comunitárias de Segurança.  Durante a manhã os defensores públicos atenderam mais de 45 pessoas que puderam esclarecer suas dúvidas e receber a assistência jurídica gratuita prestada pela instituição.

A defensora pública Janaína Canário ressaltou o aumento de atendimentos em relação ao primeiro dia da DCI na Chapada do Rio Vermelho. “Comparando com a semana passada, o atendimento de hoje foi muito melhor, as pessoas perderam o receio de se aproximar, foi excelente”, avaliou.

Na segunda semana de atendimento, a maior procura foi pela área de Direito de Família, especialmente pensão alimentícia, comprovação de paternidade e pedido de guarda.

A operadora de caixa Michele Valverde buscou orientação para reconhecimento de paternidade. “Acabei de pegar todas as informações necessária e já me encaminharam para o exame de DNA. Agora vou juntar os documentos e semana que vem estarei de volta. Me sinto aliviada e feliz em estar resolvendo esse problema”, declarou.

Casos na área de Direito do Consumidor, como o do técnico de informática Ademar Serqueira, também foram recorrentes. “Uma empresa está me cobrando indevidamente por um cartão que nunca usei. Aqui encontrei a solução. Fui orientado e encaminhado para resolver essas questões definitivamente”, informou. Sobre os serviços da Defensoria Cidadã Itinerante, Ademar Siqueira fez questão de falar: “Muito bom ter esse serviço por aqui, as pessoas que tem que aproveitas a oportunidade de resolver tantas questões da gente que não tem condições de pagar um advogado, sou grato a Defensoria Pública”.

 

PROGRAMAÇÃO

A próxima sexta, 28, será o último dia de atendimento no bairro. A programação inclui uma palestra e a realização do Varal Solidário, onde peças de roupa em excelente estado de conservação serão doadas aos moradores da comunidade. Iniciada em 2015, a Defensoria Cidadã Itinerante já atendeu a cerca de 3.000 pessoas na capital e no interior do estado. O projeto tem a parceria da Secretaria de Segurança Pública e representa inclusão social e afirmação de direitos individuais e coletivos.