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Defensoria apresenta ações prioritárias para o biênio 2025-2027

O plano de gestão está estruturado em quatro eixos principais: transparência, inovação, eficiência e diálogo.
31/03/2025 04:03 | Por Priscilla Dibai
Defensoria apresenta ações prioritárias para o biênio 2025-2027

Após realizar um diagnóstico das condições atuais da Defensoria Pública da Bahia, a defensora-geral Camila Canário apresentou o plano bienal de gestão 2025-2027 no Conselho Superior, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (31).

Durante a apresentação, a DPG defendeu a ampliação e intensificação do processo de interiorização da Defensoria, o fortalecimento dos núcleos temáticos e das ações de educação em direitos e cidadania, bem como a modernização administrativa e tecnológica da instituição.

Entre as metas, está a substituição do Sigad (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria) por um sistema mais moderno, capaz de atender às diversas demandas e particularidades; o fortalecimento da atuação extrajudicial, com o desenvolvimento de projetos de mediação que garantam soluções mais rápidas e menos custosas aos assistidos; além da formação de um tipo de gabinete itinerante, com visitas ao interior do Estado, escuta ativa de defensores e verificação in loco das condições das unidades, inclusive aquelas mais distantes de Salvador.

A DPG Camila Canário reafirmou o compromisso da instituição com a assistência jurídica dos mais necessitados, com a inclusão social e com os direitos humanos. “Nosso plano de gestão para os próximos dois anos está estruturado em quatro eixos principais: transparência, inovação, eficiência e diálogo”.

Ela explica que, com isso, visa otimizar o atendimento ao cidadão, melhorar a infraestrutura das sedes, investir em medidas de controle interno, transparência pública e gestão de dados, bem como fortalecer o diálogo interno e externo. “Também queremos reposicionar a imagem da instituição, de maneira que a missão da Defensoria seja conhecida por todo o público baiano”, pontuou.

Sobre a interiorização, pontuou que sua gestão tem o desafio de ampliar a presença da instituição na Bahia. “Estamos presentes em apenas 52 comarcas das 203 existentes. É preciso avançar nesse sentido”. Também considerou fundamental reduzir o tempo de espera para atendimento em algumas áreas da Defensoria, como em Família, por exemplo. “Não é razoável que pessoas esperem até oito meses para serem atendidas na DPE. Vamos rever isso”, concluiu.

A apresentação do plano no Conselho é passo fundamental para a discussão e implementação das medidas, é o momento em que a gestão apresenta ao órgão colegiado às ações prioritárias.