Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensores que atuam na 1ª Vara de Violência Doméstica participam de reunião com presidente da AMAB

08/04/2015 02:04 | Por tao_adm
Defensores que atuam na 1ª Vara de Violência Doméstica participam de reunião com presidente da AMAB
Defensores que atuam na 1ª Vara de Violência Doméstica participam de reunião com presidente da AMAB

Visando buscar melhorias na infraestrutura física e no quadro de servidores, assim como incremento na equipe multidisciplinar, a fim de conferir maior qualidade na prestação jurisdicional às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juíza Marielza Brandão Franco, realizou uma reunião na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na manhã do dia 27 de março. Os defensores públicos que atuam perante a vara, Roberta Braga e Marcos Fonseca, estiveram presentes na visita.

A pauta do encontro foi relacionada a problemas enfrentados pelos servidores, como a estrutura deficitária da unidade, número insuficiente de servidores, banheiros interditados, elevador sem funcionamento por falta de manutenção e ausência de itens de segurança, além da discussão sobre o Projeto Ronda Maria da Penha.

“A precariedade da infraestrutura, aliada a redução no quadro de servidores, dificulta o trabalho da Vara, que conta com um número elevado de processos. Isso repercute diretamente no assistido da DPE, uma vez que a maioria das mulheres vítimas de violência acessaram o Judiciário via DPE ou, apesar de terem a ação iniciada pela DEAM, são acompanhadas pela Defensoria Pública”, relatou a defensora Roberta.

Atualmente a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher possui 12 mil processos em andamento e recebe cerca de 300 processos por mês. A Defensoria Pública utiliza duas salas no imóvel, onde realizam os atendimentos de defesa da mulher vítima de violência, feito pela defensora Roberta Braga, e a defesa do suposto agressor, por Marcos Fonseca. As iniciais das ações de medidas protetivas de urgência, no atendimento extrajudicial, são feitas pela defensora Viviane Lunchini.

A Presidente da AMAB garantiu que serão feitos esforços junto à Presidência e à Corregedoria do Tribunal de Justiça para que os problemas identificados sejam solucionados o quanto antes.

Estiveram presentes ainda a juíza titular da Vara, Márcia Nunes Lisboa, a juíza auxiliar, Denise Vasconcelos, as promotoras que atuam na unidade, Sara Gama Sampaio e Luciana Meireles, a assistente social da unidade, Soraia Medeiros, as capitãs da Polícia Militar, Maribel Santana e Ana Paula Queiroz, além de servidores que trabalham no local.