Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Defensora geral participa de sessão especial ao Dia da Consciência Negra

21/11/2009 01:11 | Por tao_adm
Defensora geral participa de sessão especial ao Dia da Consciência Negra
Defensora geral participa de sessão especial ao Dia da Consciência Negra
Na Semana de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, a Assembléia Legislativa da Bahia realizou, no último dia 19, Sessão Especial em homenagem à data, proposta pelo deputado estadual, Bira Coroa (PT). A Sessão teve como mote a realização da VI Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa, realizada anualmente pelo Coletivo de Entidades Negras no intuito de agregar religiosos dos diversos segmentos no combate à discriminação em virtude da crença, em especial do Candomblé.
Integrando a Mesa junto a autoridades da religião e representantes da Polícia Militar e Ministério Público, a defensora geral do estado da Bahia, Tereza Cristina Ferreira falou de reconhecimento. "Considero que muito do aprendizado que todos temos quanto à história dos negros nesse país é resultado da trajetória de luta que é diária dessa população e muito pouco do que pudemos aprender em nossas formações", pontuou a defensora geral.
O Brasil conta hoje com 50,06% de sua população composta por negros e negras; na Bahia, esse número se aproxima dos 90%, tendo a maior população negra fora do continente africano. No que tange a atuação da Defensoria pública, esta cifra também representa seu público assistido, que não tdesfrutam do acesso à justiça com igualdade. "É essa população que não possui seu direito mais básico que é o de ter seus direitos preservados e respeitados. Vivemos um momento de participação democrática na Defensoria Pública por parte deste público assistido, com a aprovação de uma nova Lei, o que na Bahia já é uma realidade que deve ser ainda mais fortalecida no sentido de ampliar o acesso à informação e, principalmente, à Justiça", pontuou Tereza Cristina, referindo-se à criação da Ouvidoria Externa nas Defensrias Públicas em todos os estados onde há a instituição. Na Bahia, já existe Ouvidoria com esse caráter desde março de 2009. A ouvidora geral da Defensoria da Bahia, Anhamona de Brito tambémesteve presente à Sessão.