Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

DCI leva Unidade Móvel ao Rio Sena com participação dos defensores em curso de formação

30/08/2019 11:08 | Por tao_adm
DCI leva Unidade Móvel ao Rio Sena com participação dos defensores em curso de formação
DCI leva Unidade Móvel ao Rio Sena com participação dos defensores em curso de formação

Moradores do Rio Sena receberam na quinta-feira, 29, atendimentos da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI na Base Comunitária de Segurança do bairro. A iniciativa, criada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com objetivo de oferecer assistência jurídica nas comunidades de Salvador, contou com duas novidades: a presença dos 22 novos defensores que estão em curso de formação e a Unidade Móvel de Atendimento – UMA.

Os novos defensores acompanharam de perto os assistidos nas solicitações de pensão alimentícia, exames de DNA, divórcios, retificação de registro civil, consultas processuais e demais serviços jurídicos prestados pela Instituição.

Para a nova defensora que está em curso de formação, Andreia Moreira de Moraes, a oportunidade foi excelente para conhecer os bairros de Salvador e gerar maior aproximação com os assistidos.

“Foi uma experiência incrível, sobretudo para mim, que venho de São Paulo e não conheço as comunidades daqui. Além de possibilitar essa interação, entendi na prática a DCI e conheci a UMA. Entrei no caminhão, vi como ele é dividido, os gabinetes e todo seu funcionamento”, relatou. Andreia expressou ainda sua satisfação com o curso de formação. “Está sendo ótimo conciliar toda teoria com a prática. Estamos ansiosos para iniciar os trabalhos efetivamente”, finalizou.

Também participante do curso de formação, a nova defensora Renata Gomes da Silva, que é ex-defensora do Paraná, ficou surpresa com a DCI, por revelar ser uma atividade que não ocorria no antigo Estado em que atuou. “Lá não íamos até a assistido e agora percebo o quanto é importante estarmos aqui, pois muita gente não tem tempo ou condições de ir até uma sede da instituição e acabam ficando sem resolver suas pendências”, explicou.

A dona de casa Alexandra Souza foi resolver processo de pensão alimentícia e saiu da Base Comunitária de Segurança feliz da vida após o atendimento. “O pai do meu filho só deposita quando quer e quanto quer. Ele já está em outro emprego e ganha muito bem, mas não quer ajudar. Entrei aqui assim que vi o caminhão na frente da Base e estou muito contente em ter sido bem recepcionada. Saio daqui com o encaminhamento feito para audiência e espero que tudo se resolva”, disse a dona de casa.

A coordenadora das Especializadas da Capital, Donila Fonseca, diz ser importante já passar no curso de formação a importância de estreitar os laços e levar cidadania às comunidades. “Os novos defensores já estão conhecendo as atividades das especializadas e os atendimentos que a Defensoria desenvolve aqui no estado. Trouxemos a UMA para que eles também conheçam a estrutura e já busquem estar mais próximos da comunidade para prestar o atendimento e o acesso à justiça”, expôs.

Posse

Os novos defensores públicos iniciaram o curso de formação em 18 de julho deste ano, após serem empossados no dia 17 do mesmo mês.