Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Comissão de Direitos Humanos do Condege discute estratégias para atuação das Defensorias

29/06/2015 06:06 | Por
Comissão de Direitos Humanos do Condege discute estratégias para atuação das Defensorias
Comissão de Direitos Humanos do Condege discute estratégias para atuação das Defensorias

Subcoordenadora de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, representa a Bahia na comissão

Defensores Públicos dos estados da Bahia, Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro integrantes da Comissão Temática sobre Direitos Humanos do Condege – Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais se reuniram na sede DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em Palmas, para discutir estratégias públicas e a atuação das Defensorias estaduais na área de direitos humanos. A Bahia foi representada pela subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, defensora pública Eva Rodrigues. O debate integra a Reunião Temática da Comissão com a participação de órgãos que trabalham com a causa indígena, tema de debate inédito dentro da Comissão. Também ocorrerá uma reunião de trabalho com representantes de movimentos que trabalham com igualdade racial. Presente na abertura da reunião, o subdefensor público geral, Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek, reforçou a importância da atuação dos Núcleos Especializados, ressaltando o comprometimento da DPE- TO em investir no fortalecimento deles.

Durante a reunião, a Comissão discutiu, entre outros assuntos, a situação dos núcleos de Direitos Humanos com recorte para as atividades em cada Estado; a definição da programação do Seminário da Comissão de Direitos Humanos que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de agosto; apresentação do estudo sobre comitês de prevenção e combate à tortura; avaliação da implantação das audiências de custódias nos Estados; análise do engajamento dos Defensores de Direitos Humanos em relação à proposta de redução da maioridade penal e manifestação da comissão.

O encontro contou ainda com a presença dos defensores Roberto Vaz Curvo (MT), Fábio Souza de Carvalho (MA), Rafael de Sá Menezes (SP), Vivian Almeida (ES); Anelyse Freitas (PA), Fábio Amado (RJ).

Encaminhamentos – Durante a reunião, que aconteceu nos dias 25 e 26 últimos, foram feitos os seguintes encaminhamentos: promover a atualização da temática sobre a população em situação de rua, discutir institucionalmente a insuficiência da implementação da política nacional para a população em situação de rua, conforme Decreto 7.053/2009, e demandar dos entes estatais a implementação de políticas públicas específicas de proteção à mulher em situação de rua; elaboração de nota técnica sobre a necessidade de adoção, como tese institucional, a oitiva prévia da parte contrária nas ações de reintegração de posse coletiva, conforme as diretrizes da Convenção Americana de Direitos Humanos, entre outros.

* Adaptação de texto produzido por Rose Dayannne Santana – ASCOM DPE/TO