Evento será realizado no Auditório Jornalista Jorge Calmon, a partir das 17h
A cerimônia festiva de posse da nova defensora pública geral do Estado, Camila Canário de Sá Teixeira, acontece na tarde de hoje, quinta-feira (20), às 17h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, localizado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).
Camila assumiu o comando da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) no dia 2 de março, durante o Carnaval. Na ocasião, em sessão solene, o Conselho Superior da Defensoria oficializou a transmissão do cargo, antes ocupado por Firmiane Venâncio, para a nova defensora-geral, que estará à frente da instituição no biênio 2025-2027.
Nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues em fevereiro, Camila foi uma das três mais votadas na eleição interna da DPE/BA para compor a lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo. A atual defensora-geral fez uma campanha vitoriosa em conjunto com as outras duas integrantes da lista – Mônica Soares e Laíssa Rocha –, que assumiram o posto de subdefensora-geral e de coordenadora executiva das Especializadas da DPE/BA, respectivamente.
Para a nova defensora-geral, sua gestão será marcada por transparência, inovação, eficiência e diálogo, “caminho fundamental para conquistar objetivos e apostar nas causas institucionais mais importantes”, destaca Camila Canário.
Mini biografia institucional
Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é defensora pública na Bahia desde 2007. Atual defensora pública-geral (2025-2027), é titular na área de Auditoria Militar, onde, desde 2019, atua em defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Também já integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e atuou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.
Em sua trajetória na instituição, foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023-2025), diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013-2015) e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso (2010-2011) e corregedora auxiliar (2018).
Na área acadêmica, é mestra em Segurança Pública e especialista em Processo Civil (UFBA), Direito Público (Faculdade Baiana de Direito) e Direito aplicado à Defensoria (UNIFACS), além de ter extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em Finanças Corporativas pela Exame Inc.
Camila também é coautora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e cofundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (Amdefa). Integra, ainda, a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
SERVIÇO
📌 O quê: Posse festiva da defensora pública-geral da Bahia, Camila Canário
📆 Quando: 20 de março (quinta-feira), às 17h
📍 Onde: Assembleia Legislativa da Bahia – Auditório Jornalista Jorge Calmon (Centro Administrativo da Bahia – CAB, Salvador/BA)