Pular para o conteúdo principal Logo Defensoria
                   

Acessibilidade

Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Campanha “Meu Pai Tem Nome” ganha destaque em jogo do Bahia e alcança mais de 35 mil pessoas na véspera do Dia dos Pais

Faixa com mensagem provocativa convocou pais a exercerem seu papel na vida dos filhos
11/08/2025 03:08 | Por Lucas Fernandes

A Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) levaram a campanha Meu Pai Tem Nome aos gramados da Arena Fonte Nova, no último sábado (9), durante a partida entre Bahia e Fluminense, válida pelo Campeonato Brasileiro.

A ação contou com uma faixa com a mensagem “Seja o pai que você sempre quis ter”, acompanhada das marcas das instituições, exibida em uma volta olímpica antes do apito inicial e novamente no intervalo da partida. A parceria com o Esporte Clube Bahia também garantiu a exibição de vídeos sobre paternidade responsável nos telões do estádio e a publicação de conteúdos nas redes sociais do estádio.

Realizada na véspera do Dia dos Pais, a iniciativa alcançou milhares de torcedores em um clima de emoção dentro e fora de campo. O jogo, marcado por muitos gols e muita disputa, terminou empatado em 3 a 3, coroando a noite com um espetáculo para a torcida e ampla visibilidade para a mensagem de incentivo ao reconhecimento paterno.

“O Esporte Clube Bahia tem orgulho de apoiar essa iniciativa da Defensoria Pública, que promove um direito fundamental e fortalece os vínculos familiares. Usar o futebol como plataforma para ampliar essa mensagem é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a cidadania e com a transformação social. A parceria entre o Bahia e a Defensoria, inclusive, já gerou resultados expressivos anteriormente, o que reforça sua importância e efetividade”, afirma Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia.

Presente no jogo, a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, destaca que o momento foi uma ótima oportunidade de veicular a campanha. “O futebol tem o poder de unir emoções e histórias, e por isso escolhemos esse momento para reforçar a mensagem da campanha Meu Pai Tem Nome. Na Fonte Nova, no próximo dia 15 de agosto, estaremos conduzindo um mutirão com exames gratuitos de DNA, atendimentos para reconhecimento de paternidade e serviços de saúde do homem. Queremos convidar cada torcedor e torcedora a refletir sobre a importância de assumir o papel de pai e fortalecer vínculos que transformam vidas”.

Mutirão na Fonte

No dia 15 de agosto, a Arena Fonte Nova será palco do maior mutirão da campanha Meu Pai Tem Nome na Bahia. A ação acontece das 9h às 16h, com programação dedicada à efetivação do direito à filiação.

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) oferecerá atendimentos gratuitos para exames de DNA, reconhecimento voluntário de paternidade biológica e socioafetiva, além de atividades educativas sobre direitos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também serão ofertados serviços voltados à saúde do homem.

Além de Salvador, o mutirão do dia 15 será realizado nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Catu, Conceição do Coité, Esplanada, Itapé e Paulo Afonso. A campanha Meu Pai Tem Nome está ocorrendo desde o início de agosto, em mais de 40 cidades na Bahia.

De acordo com a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Brasil (Arpen Brasil), apenas no primeiro semestre de 2025, quase 900 crianças foram registradas sem o nome do pai na capital baiana. No estado, o número ultrapassa 4,5 mil. Desde 2016, mais de 101 mil pessoas foram registradas nessa condição na Bahia.

Clique para ver toda a programação da ação Meu Pai Tem Nome.