Três adolescentes do projeto “Meninas Ocupam” visitaram, na tarde desta quarta-feira (29/10), a Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica), da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA). As jovens, com idades entre 17 e 18 anos, acompanharam a rotina de trabalho da coordenadora da Especializada, Maria Carmen Novaes, a fim de ver de perto o funcionamento da instituição e as ações voltadas à proteção infanto-juvenil.
Durante a visita, as participantes puderam conversar, tirar dúvidas e entender mais sobre a instituição, compreendendo como a Defensoria atua na promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de outros temas, como educação antirracista nas escolas e relações de parentalidade.
O projeto “Meninas Ocupam” é uma iniciativa da Plan International, organização não-governamental que visa estimular o protagonismo feminino e incentivar a presença de meninas em espaços de liderança e decisão.

Para a defensora pública Maria Carmen Novaes, coordenadora da Dedica, a presença das jovens na instituição representa um importante exercício de cidadania e inspiração. “Receber essas meninas significa uma grande oportunidade para trocas, diálogos e aprendizados. É fundamental que elas percebam que podem ocupar qualquer lugar, inclusive os espaços de decisão e de defesa de direitos”, pontuou.
De acordo com a estudante Jasmim Souza, de 18 anos, a visita à Defensoria foi bastante produtiva. “Estamos nesse movimento pela Escola de Liderança da ONG Plan, para a gente poder ocupar os lugares que a gente quer e pode chegar. Agradecemos a Defensoria pela oportunidade. Foi muito importante e proveitoso estar aqui”, pontuou.
O projeto “Meninas Ocupam” é realizado anualmente em diversas capitais do país, especialmente em alusão ao Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro. Como parte das ações comemorativas à data, a iniciativa promove visitas e experiências imersivas em órgãos públicos, empresas e instituições, permitindo que adolescentes conheçam profissões e sejam estimuladas à liderança e à participação social.